ANÁLISE DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO À PARTIR DA TEORIA PEDAGÓGICA HISTÓRICOCRÍTICA

Nome: ADALGIZA GONCALVES GOBBI DA SILVA

Data de publicação: 18/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA DE FÁTIMA FRANCO Examinador Externo
FERNANDO LACERDA JÚNIOR Examinador Externo
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Interno
TIAGO NICOLA LAVOURA Examinador Externo

Resumo: O presente trabalho integra estudos desenvolvidos na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa teóricobibliográfica pautada no materialismo histórico-dialético, tomando a pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica que fundamenta a tese central desta pesquisa: o planejamento didático é elemento essencial para garantir uma educação de qualidade, pois articula, de forma intencional, os objetivos pedagógicos com as práticas educativas, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e respondendo aos desafios contemporâneos da educação escolar. O objetivo geral é analisar os componentes nucleares do planejamento didático, tendo como fundamento a pedagogia histórico-crítica. Como objetivos específicos, a pesquisa
analisa os níveis de planejamento, identificando suas legislações e aplicações na realidade; identifica e analisa como o tema do planejamento didático foi e é abordado em diferentes teorias pedagógicas; e examina os elementos constitutivos do
planejamento didático a partir da teoria pedagógica histórico-crítica. O estudo evidencia que o planejamento didático, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, é essencial para a promoção de práticas pedagógicas que considerem as
particularidades do desenvolvimento dos estudantes. Defende que o planejamento deve ir além da simples organização de conteúdos, configurando-se como um processo intencional e contínuo, articulado à realidade concreta dos alunos e à
relação entre teoria e prática, com vistas a uma aprendizagem significativa, contextualizada e integrada aos aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Ressalta, ainda, a importância da formação contínua dos professores, voltada tanto para o desenvolvimento de habilidades técnicas quanto para a apropriação crítica das teorias pedagógicas que embasam suas práticas. Como implicação para a prática pedagógica, destaca-se a necessidade de tempo e reflexão no ato de planejar, garantindo ações pedagógicas orientadas ao desenvolvimento integral dos estudantes e à qualidade da educação escolar.

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