A QUESTÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome: ANGELA DO NASCIMENTO PARANHA DE OLIVEIRA
Data de publicação: 18/12/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
DENISE MEYRELLES DE JESUS | Examinador Interno |
EDSON PANTALEAO ALVES | Examinador Interno |
SHEILA DE QUADROS UZÊDA | Examinador Externo |
SILVIA PEREIRA GONZAGA DE MORAES | Examinador Externo |
Resumo: A organização de um sistema educacional inclusivo no Brasil permitiu inicialmente a efetivação da garantia do direito à educação aos estudantes público-alvo da educação especial por meio da matrícula na escola comum. No entanto, a consolidação do
processo de escolarização desses estudantes ainda está em aberto. Um dos aspectos importantes para fazê-la avançar é a análise referente às condições didáticopedagógicas para a promoção de sua aprendizagem. Nessa direção, o estudo pretende contribuir para essa análise, visando ao primeiro nível de ensino da Educação Básica e considerando o trabalho pedagógico realizado nas salas tanto comum quanto de recursos multifuncionais para o ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência. Utiliza como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético a fim de compreender o movimento e as
transformações do objeto de estudo, relacionando-o à teoria histórico-cultural e à pedagogia histórico-crítica, as quais evidenciam a efetivação do processo de ensinoaprendizagem como condição imprescindível à formação humana, sem exceção. A pesquisa lança mão de um profundo estudo bibliográfico sobre o assunto, evidenciando os processos de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência no primeiro nível da educação básica. A partir dos descritores “educação especial” AND “educação infantil”, foram encontradas na BDTD 255 pesquisas com base no período inicial indefinido até março de 2023. No processo de análise, percebe-se a necessidade de maior expressividade de produções acadêmicas que abordam a escolarização do estudante com deficiência vinculado à modalidade de educação especial no nível de ensino da Educação Infantil; observa-se a complexidade do processo de construção de um sistema de ensino na perspectiva da Educação Inclusiva em virtude das interferências nas políticas educacionais de propostas liberais e neoliberais, as quais visam a uma suposta oferta de educação para todos em
articulação à estrutura capitalista; por fim, vê-se a necessidade de efetivação da prática pedagógica realizada no atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais voltada ao apoio da formação de estudantes público-alvo da
educação especial, visando à complementaridade e suplementaridade de seus processos de ensino-aprendizagem no contexto da sala de aula comum.