Fotografia e interação: modos de apresentação do adolescente e da escola no ciberespaço
Nome: LARISSA FABRICIO ZANIN
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 02/10/2012
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CARLOS EDUARDO FERRAÇO | Examinador Interno |
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Orientador |
RAIMUNDO MARTINS | Examinador Externo |
SANDRA REGINA RAMALHO E OLIVEIRA | Examinador Externo |
Resumo: A tecnologia da informação abriu caminhos para o compartilhamento das imagens e informações, proporcionando novas formas de sociabilidade por meio das chamadas redes sociais digitais. Dentro desse contexto, este trabalho propõe compreender os sentidos presentes nas fotografias de adolescentes nos álbuns do Orkut e os modos como a escola é apresentada pelos adolescentes nesses álbuns e na própria rede social digital, considerando os álbuns do Orkut como portadores de significações a partir das articulações que apresentam, sincretizadas nas linguagens que o formam: verbal e visual. Apresenta como referencial teórico os estudos atinentes à análise do discurso que permeiam a Semiótica Discursiva e os estudos acerca do regime de visibilidade e os regimes de interação e sentido propostos por Eric Landowski, dentre outras reflexões pertinentes à sociossemiótica. Reflete sobre o poder da imagem fotográfica e seu caráter de veridicção, e sobre questões inerentes à construção da identidade/alteridade por meio das práticas sociais vividas no ciberespaço.