A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO COMUM NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Nome: GISELLE LEMOS SCHMIDEL KAUTSKY
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/06/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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REGINALDO CÉLIO SOBRINHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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REGINA HELENA SILVA SIMÕES | Examinador Interno |
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO | Orientador |
RELMA UREL CARBONE CARNEIRO | Examinador Externo |
SONIA LOPES VICTOR | Examinador Interno |
Resumo: Sistematizam-se reflexões de dados decorrentes de uma pesquisa que teve como propósito analisar uma formação continuada desenvolvida em um curso de extensão, que envolveu oito professores atuando com estudantes público-alvo da Educação Especial no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como pesquisa-formação. Os dados foram coletados por meio de questionário, registros em diário de campo, entrevista e documentos legais orientadores dos sistemas de ensino municipal, estadual e privado. Sustentam-se as análises nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural e também na Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias. Nos resultados, observa-se que a prática cotidiana das escolas é marcada por questões objetivas que dificultam o trabalho docente. Observa-se, que a formação docente precisa constituir-se como convite à reflexão sobre a escola, sua política interna e o seu funcionamento. Também verifica-se que, embora os professores não devam restringir suas práticas aos conhecimentos específicos, nos espaços de formação docente para a sala comum, o acesso a orientações acerca do uso de tecnologias e de metodologias que qualifiquem e potencializem a escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial é absolutamente pertinente.