ANÁLISE DAS BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DE PROPOSTAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: BUSCANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS

Resumo: Objetiva analisar as bases teóricas e metodológicas de propostas de implementação da BNCC para o ensino da língua portuguesa no Ensino Médio divulgadas pela internet por diferentes mídias como revistas pedagógicas, Instagran e Facebook, a fim de investigar aproximações e distanciamentos com orientações internacionais voltadas para aprendizagens de leitura e de escrita dos estudantes com deficiência. Especificamente, a pesquisa objetiva analisar: a) as proposições de organismos internacionais voltadas para a reorganização curricular do ensino Ensino Médio; b) a proposta de reformulação curricular do Ensino Médio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) materializadas em documentos oficiais; c) as bases teóricas e metodológicas que fundamentam a BNCC para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa no Ensino Médio; d) as propostas de implementação da BNCC no Ensino Médio no que se refere ao ensino e a aprendizagem da língua portuguesa materializadas em materiais elaborados por diferentes instituições e divulgadas pela internet; e) aproximações e distanciamentos dessas propostas de implementação da BNCC, no que diz respeito ao ensino da língua portuguesa para o Ensino Médio, com as orientações dos organismos internacionais e a política implementada pelo MEC para adequações necessárias à inserção social com qualidade de vida do alunos com deficiência. A investigação adotará a abordagem qualitativa e assumirá os delineamentos da pesquisa documental, ancorando-se teoricamente nas contribuições da Perspectiva Bakhtiniana de Linguagem, em especial, nos conceitos de dialogismo e vozes, formulados por Bakhtin, para interpelar as fontes documentais. Os resultados da pesquisa terão relevância e impacto para o desenvolvimento, a popularização e difusão de currículos, materiais, métodos e recursos de ensino voltados para o apoio e acompanhamento da pessoa com deficiência no Ensino Médio por meio de Tecnologia Assistiva.

Data de início: 01/07/2022
Prazo (meses): 36

Participantes:

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Coordenador CLEONARA MARIA SCHWARTZ
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