Avaliação em Larga Escala da Alfabetização: estudo comparativo de experiências internacionais, nacionais e locais

Resumo: O projeto de pesquisa encontra-se vinculado aos estudos desenvolvidos no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e a linha de Pesquisa Educação e Linguagens do PPGE/Ufes. Pretende efetuar um estudo comparativo de avaliação em larga escala da alfabetização realizadas internacionalmente (PISA, PIRLS, TIMSS), em experiências estrangeiras (Estados Unidos, França, Singapura, Australia, Moçambique), no Brasil e no Espírito Santo, a partir de 2014, ano inicial do Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), a fim de analisar concepções, princípios, matrizes de referências, organização de testes e de itens, formas de aplicação de testes e modelo de análise de resultados em cotejo com os conhecimentos da linguagem escrita colocados como prioritários nos programas de formação de professores alfabetizadores implementados na vigência do atual PNE/2014-2024. A investigação adotará a abordagem qualitativa e os delineamentos da pesquisa documental, pois será realizada a partir do levantamento de fontes documentais diversas, produzidas por instâncias responsáveis pela política educacional tanto em nível internacional como nacional e local, bem como por diferentes instituições que vem divulgando por meio da internet propostas de implementação de avaliação externa da alfabetização.

Data de início: 01/05/2024
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador CLEONARA MARIA SCHWARTZ
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910