POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: PROCESSOS DE INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SETORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS

Resumo: Os resultados dos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar”, vinculado ao PPGE/UFES, têm apontado fragilidades nas ações políticas dos siste¬mas de ensino e dos profissionais que respondem pela gestão da Edu¬cação Especial nos municípios capixabas. Verifica-se que boa parte dos municípios ainda não possui setor de educação especial estruturado. Destaca-se que, conforme prescrições da Resolução nº 02/2001 do CNE “Os sistemas de ensino devem contribuir e fa¬zer funcionar um setor responsável pela edu¬cação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e dêem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva”. Isso demanda dos profissionais de gestão da Educação Especial ações técnico-políticas para a garantia do direito à escolarização de todos os alunos sujeitos dessa modalidade de educação. Assim, pelo viés histórico das políticas públicas para a Educação Especial no Espírito Santo, pretendemos conhecer e problematizar os contextos de atuação dos gestores públicos da Educação Especial, a fim de analisar as concepções de gestão presentes nas políticas de instituição e de organização dos setores de Educação Especial nos Municípios capixabas. Nessa direção, optamos pela perspectiva teórico-metodológica de pesquisa do tipo etnográfico, procurando descrever e interpretar a realidade, a fim de compreender o significado que as ações e os acontecimentos têm para os sujeitos envolvidos no estudo. Pretendemos envolver membros da equipe de gestão da Educação Especial localizados nas 78 (setenta e oito) Secretarias Municipais de Educação e nas 11 (onze) Superintendências Regionais de Educação (SREs) do Estado do Espírito Santo. Na coleta de dados utilizaremos a dinâmica de grupos focais, estudaremos documentos oficiais relativos à educação especial, e aplicaremos questionários.

Data de início: 18/02/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado CHRISTIANO FELIX DOS ANJOS
Aluno Mestrado MÁRCIA ALESSANDRA DE SOUZA FERNANDES
Aluno Mestrado BEATRIZ DE OLIVEIRA ANDRADE
Coordenador EDSON PANTALEÃO ALVES
Pesquisador MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910