INGLÊS, TECNOLOGIA E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EVIDÊNCIAS E REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE MOOCS

Nome: JHAMILLE ROBERTS TYLER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/12/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
JANAÍNA DA SILVA CARDOSO Examinador Externo
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Resumo: Este estudo visa refletir sobre a interligação do papel da língua inglesa e da
tecnologia digital no processo de internacionalização do ensino superior e a
construção de capital social (WARSCHAUER, 2003), por meio do acesso à
informação e educação on-line. O estudo é baseado no pressuposto de que
tanto a internet quanto o inglês são veículos para a inclusão social e acesso à
informação (por exemplo, FINARDI; PREBIANCA; MOMM, 2013) e educação
on-line (por exemplo, FINARDI; TYLER, 2015) e que o acesso à informação
pode ser usado para fomentar o desenvolvimento de uma cidadania global e
do capital social (WARSCHAUER, 2003). Finardi e Tyler (2015) analisaram o
papel do inglês nos Cursos On-line Abertos Dirigidos a um Público Amplo (em
inglês: Massive Open Online Courses – MOOCs) concluindo que os MOOCs
representam uma ferramenta importante para a socialização da educação,
promovendo o desenvolvimento social e impulsionando a internacionalização
da educação, ainda que a grande parte desses cursos esteja disponível
apenas em inglês. Partindo das conclusões de Finardi e Tyler (2015), esta
pesquisa entende que em países como o Brasil, o conhecimento do inglês é
necessário para ampliar o acesso à maior parte das vantagens proporcionadas
pelos MOOCs. Assim, com base na teoria Sociocultural de Vygotsky, no uso
de abordagens híbridas (por exemplo FINARDI, 2015; FINARDI; PREBIANCA;
SCHMITT, 2016), na teoria da Interação Humano-Computador e da
Modificabilidade Cognitiva Estrutural que embasaram estudos que propuseram
matrizes de avaliação de softwares educacionais para o ensino/aprendizado
de inglês levando em consideração as características ergonômicas e
pedagógicas dos mesmos (por exemplo, PREBIANCA; SANTOS JÚNIOR;
FINARDI, 2014; PREBIANCA; VIEIRA; FINARDI, 2014; FINARDI et al., 2014)
esta dissertação tem como objetivo elaborar uma matriz de avaliação do
potencial de adaptabilidade dos MOOCs em inglês para usuários que são
falantes não nativos desse idioma. A metodologia de pesquisa é de cunho
qualitativo e também se insere na perspectiva da metodologia de
desenvolvimento (COUTINHO; CHAVES, 2001), e se apresenta em duas
fases: a análise de necessidades que se caracteriza pela revisão de literatura
com dados coletados a partir de um levantamento bibliográfico para formação
do corpus, e a elaboração de uma matriz para avaliar o potencial de
adaptabilidade de MOOCs com base em critérios pedagógicos, ergonômicos e
de usabilidade.

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