O POEMA CLÁSSICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Nome: LUANA MARTINS FIGUEIREDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/08/2020
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA | Orientador |
EDSON MARCELO HUNGARO | Examinador Externo |
LARISSA QUACHIO COSTA | Examinador Externo |
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Examinador Interno |
Resumo: Baseada na pedagogia histórico-crítica, esta pesquisa aborda o estudo teórico conceitual
do poema clássico, compreendendo-o como recurso de um ensino estético-literário que
contribui para a emancipação humana. Relacionamos o surgimento do poema à
humanização dos órgãos do sentido em uma dinâmica entre a objetivação e a
apropriação da cultura humana. Expomos a hostilidade do capitalismo ao grande poema
por meio da (1) apresentação da unilateralidade e da automatização do trabalho,
presente nesse sistema desde sua gênese ─ na manufatura e na maquinaria e (2) da
identificação da síntese de um projeto educacional, que é, em essência, antipoético.
Posto isso, defendemos a pedagogia histórico-crítica como um projeto educativo que
acumula condições e possibilidades para uma emancipação humana, cuja mediação é a
formação omnilateral, o desenvolvimento humano em suas amplas possibilidades.
Evidenciamos, ainda a necessidade de uma prática intencional, planejada, que
perspective o mais rico desenvolvimento psíquico dos alunos e a importância da
socialização dos saberes clássicos nessa práxis. Por fim, salientamos que, com intuito de
elencar contribuições acerca de um ensino histórico-crítico da recepção poética na
educação escolar, elegemos o poema: A noite dissolve os homens do poeta Carlos
Drummond de Andrade como exemplo de recurso de ensino que almeja o mais rico
desenvolvimento humano.