MARIA AMELIA DALVI SALGUEIRO

Título: Doutor
Grupos e núcleos de pesquisa: CNPq
Curriculum: https://lattes.cnpq.br/9399371418356916
Orcid: https://orcid.org/0000000287292338

Participação em projetos:

Título Data de inícioordem crescente Prazo (meses) Participação no projeto
EDUCAÇÃO LITERÁRIA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM 01/06/2020 60 Coordenador
Literatura e Educação - entre livros, leituras e leitores 01/08/2015 60 Coordenador
Literatura, História e Educação - estudo das relações entre livros, leitura, leitores e literatura (parte 1) 01/08/2014 24 Coordenador
Ensino de literatura e leitura literária na escola e na universidade: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 - 2010) 01/08/2013 12 Coordenador

Participação em bancas:

Título Nome Data de defesaordem crescente Curso
O RELATIVISMO NEOPRAGMATISTA DAS PEDAGOGIAS DO
“APRENDER A APRENDER” NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
DA UFES (2006 e 2018)
ANTONIO NIUVAN RODRIGUES DA COSTA 28/07/2023 Mestrado em Educação
O RELATIVISMO NEOPRAGMATISTA DAS PEDAGOGIAS DO “APRENDER A APRENDER” NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
DA UFES (2006 e 2018)
ANTONIO NIUVAN RODRIGUES DA COSTA 28/07/2023 Mestrado em Educação
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O PROJETO DE
VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA MORALIZAÇÃO
RENOVADA PARA A CLASSE TRABALHADORA
GUILHERME LUIZ FORMIGHERI FUÁ DE LIMA 20/07/2023 Mestrado em Educação
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA MORALIZAÇÃO RENOVADA PARA A CLASSE TRABALHADORA GUILHERME LUIZ FORMIGHERI FUA DE LIMA 20/07/2023 Mestrado em Educação
O CONTO PINÓQUIO NAS PÁGINAS E NAS TELAS: UMA LEITURA SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA JULIANA SAMPAIO DA SILVA 17/12/2021 Mestrado em Educação

Páginas

Disciplinas ministradas:

Semestreordem crescente Código Nome Carga horária Curso
2025/1 PPGE1736 Estágio em Docência 60 Mestrado em Educação
2025/1 PPGE1736 Estágio em Docência 60 Doutorado em Educação
2025/1 PPGE1729 Qualificação do Projeto de Dissertação 30 Mestrado em Educação
2025/1 PPGE1733 Orientação de Dissertação 30 Mestrado em Educação
2025/1 PPGE1737 Qualificação do Projeto de Tese 30 Doutorado em Educação

Páginas

Alunos orientados:

Nome Título Data de defesaordem crescente Papel Tipo
JEAN CARLOS PEREIRA A TEORIA CRÍTICA INVADE O COVIL DA MEDUSA: UM OLHAR NÃO PETRIFICADO SOBRE AS WEBSERIES JUVENIS 26/03/2025 Orientador Dissertação de mestrado acadêmico
SHEILA CRISTINA TREVISOL GUIMARÃES LITERATURA E ENSINO: A LEITURA INTEGRAL DE A METAMORFOSE, DE FRANZ KAFKA, EM SALA DE AULA, E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 26/09/2024 Orientador Tese de doutorado
RODRIGO GONÇALVES DIAS PITTA CLÁSSICOS CONTEMPORÂNEOS NA ESCOLA: LEITURAS DO CANCIONEIRO
BUARQUEANO PARA UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA
06/06/2024 Orientador Tese de doutorado
JULIANA SAMPAIO DA SILVA O CONTO PINÓQUIO NAS PÁGINAS E NAS TELAS: UMA LEITURA SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA 17/12/2021 Orientador Dissertação de mestrado acadêmico
TOMÁZ MUSSO DE ALMEIDA PINTO A POESIA POSSÍVEL: Caminhos para uma prática poética na escola 14/12/2020 Orientador Dissertação de mestrado acadêmico

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910