O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

LITERATURA E ENSINO: A LEITURA INTEGRAL DE A METAMORFOSE, DE FRANZ KAFKA, EM SALA DE AULA, E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nome: SHEILA CRISTINA TREVISOL GUIMARÃES

Data de publicação: 26/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
PRISCILA MONTEIRO CHAVES Examinador Interno
ROSANA CRISTINA ZANELATO SANTOS Examinador Externo
SERGIO FABIANO ANNIBAL Examinador Externo

Resumo: A pesquisa visa à fundamentação teórica e prática para um trabalho pedagógico a
partir da leitura integral de obras literárias no Ensino Médio. Objetiva compreender as
relações entre literatura e educação escolar, com foco no ensino de literatura no
Ensino Médio; entende que o objetivo principal desse ensino seja a apropriação de
obras literárias que contribuam para a formação dos estudantes com vistas à
omnilateralidade. Tal apropriação não pode se dar sem a leitura integral dessas obras,
razão pela qual a tese toma como objeto de análise uma experiência docente com a
leitura de A metamorfose, de Franz Kafka. A proposta de leitura integral de obras
literárias e de um trabalho pedagógico que vise à apropriação crítica do saber
elaborado atinente a tais obras baseia-se na Pedagogia Histórico-Crítica, formulada
inicialmente por Dermeval Saviani. Trata-se de uma teoria pedagógica que lastreia
uma didática histórico-crítica, com um método de ensino organizado em momentos
articulados e mutuamente implicados, visando à passagem do empírico ao concreto,
pela mediação do abstrato. Defendemos a garantia de espaço e de tempo para a
leitura integral de obras literárias de qualidade, o que requer, por parte dos
professores, conhecimento teórico sobre as potencialidades do texto literário e sobre
sua importância para a formação humana, além da busca por metodologias
adequadas para o trabalho pedagógico com esse tipo de texto na escola. Em termos
sociais, esse trabalho não se efetiva sem condições materiais adequadas.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.