LITERATURA E ENSINO: A LEITURA INTEGRAL DE A METAMORFOSE, DE FRANZ KAFKA, EM SALA DE AULA, E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nome: SHEILA CRISTINA TREVISOL GUIMARÃES
Data de publicação: 26/09/2024
Banca:
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Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
PRISCILA MONTEIRO CHAVES | Examinador Interno |
ROSANA CRISTINA ZANELATO SANTOS | Examinador Externo |
SERGIO FABIANO ANNIBAL | Examinador Externo |
Resumo: A pesquisa visa à fundamentação teórica e prática para um trabalho pedagógico a
partir da leitura integral de obras literárias no Ensino Médio. Objetiva compreender as
relações entre literatura e educação escolar, com foco no ensino de literatura no
Ensino Médio; entende que o objetivo principal desse ensino seja a apropriação de
obras literárias que contribuam para a formação dos estudantes com vistas à
omnilateralidade. Tal apropriação não pode se dar sem a leitura integral dessas obras,
razão pela qual a tese toma como objeto de análise uma experiência docente com a
leitura de A metamorfose, de Franz Kafka. A proposta de leitura integral de obras
literárias e de um trabalho pedagógico que vise à apropriação crítica do saber
elaborado atinente a tais obras baseia-se na Pedagogia Histórico-Crítica, formulada
inicialmente por Dermeval Saviani. Trata-se de uma teoria pedagógica que lastreia
uma didática histórico-crítica, com um método de ensino organizado em momentos
articulados e mutuamente implicados, visando à passagem do empírico ao concreto,
pela mediação do abstrato. Defendemos a garantia de espaço e de tempo para a
leitura integral de obras literárias de qualidade, o que requer, por parte dos
professores, conhecimento teórico sobre as potencialidades do texto literário e sobre
sua importância para a formação humana, além da busca por metodologias
adequadas para o trabalho pedagógico com esse tipo de texto na escola. Em termos
sociais, esse trabalho não se efetiva sem condições materiais adequadas.