CURSOS ON-LINE DO PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO: VOZES QUE SE
DEPOSITAM E QUE SE CALAM EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Nome: Gisele Santos de Nadai
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 16/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Cleonara Maria Schwartz Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Cláudia Maria Mendes Gontijo Examinador Interno
Cleonara Maria Schwartz Orientador
Fernanda Zanetti Becalli Examinador Externo
João Wanderley Geraldi Examinador Externo
Regina Godinho de Alcântara Examinador Interno

Resumo: A tese integra os estudos da linha de pesquisa Educação e Linguagem, do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito
Santo, no tocante às pesquisas que dialogam com políticas públicas de ensino da
Língua Portuguesa no Brasil. Teve como principal objetivo compreender bases
conceituais e pedagógicas que fundamentam cursos on-line do Programa
Escrevendo o Futuro, destinados a professores de Língua Portuguesa em exercício
no ensino fundamental e médio de escolas públicas brasileiras e que tenham
interesse no ensino da leitura e da produção de textos, a saber: Leitura vai, escrita
vem: práticas em sala de aula e Nas tramas do texto: caminhos para reescrita. Tratase de uma pesquisa de análise documental, de cunho quanti-qualitativo, pois buscou
superar a dicotomia quantitativa-qualitativa na compreensão dos dados. As opções
teórico-metodológicas se sustentam nas categorias conceituais de compreensão,
linguagem, enunciado e dialogismo do Círculo de Bakhtin e tomam os documentos
produzidos pelos cursos on-line como enunciados concretos, prenhes de
significados, intencionalidades e contextos que marcam seus discursos e abrem
precedentes para novas compreensões. A partir desse pressuposto, contextualizouse histórica, social e politicamente o Programa Escrevendo o Futuro e dialogou-se
com a composição e com os enunciados dos cursos on-line selecionados na defesa
da seguinte tese: as incoerências e/ou inconsistências teórico-metodológicas em
cursos de formação de professores que atuam com o ensino da Língua Portuguesa
no Brasil, dentre outros fatores, contribuem para que não haja melhoria de
desempenho em leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental e médio.
Palavras-chave: Cursos on-line. Formação de professores. Ensino da Língua
Portuguesa. Enunciado concreto.

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