DIÁLOGOS SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC)

Nome: Monica Cristina Medici da Costa
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 03/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Cláudia Maria Mendes Gontijo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Cláudia Maria Mendes Gontijo Orientador
Cleonara Maria Schwartz Examinador Interno
Dania Monteiro Vieira Costa Examinador Externo
Fernanda Zanetti Becalli Examinador Externo
Rogério Drago Examinador Interno
Vanildo Stieg Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a proposta pedagógica do Pacto
pela Alfabetização na Idade Certa (Paic) do Estado do Ceará no que tange às
concepções de linguagem, alfabetização e letramento que fundamentaram a
formação dos professores alfabetizadores. Caracteriza-se como uma pesquisa de
cunho documental, tendo como foco de estudo a Proposta didática pedagógica
alfabetizar letrando, bem como as atividades das quatro etapas que compõem a
revista Vamos Passear na Escrita, direcionada às crianças do 1º ano, também
denominada Caderno de atividade. Nesse percurso investigativo, fizeram parte do
nosso estudo as produções acadêmico-científicas acerca da temática. A pesquisa
partiu da tese de que, apesar de ser anunciado pela autora que o ecletismo teórico
que associou o alfabetizar letrando o construtivismo e a perspectiva discursiva
enunciativa de acordo com conceitos bakhtinianos e de alguns autores que
trabalham com Bakhtin, o Paic evidencia o construtivismo como diretriz para a
política de formação continuada de professores alfabetizadores. Considera, como
princípios teóricos e metodológicos, a abordagem bakhtiniana no campo da filosofia
da linguagem, bem como os estudos de base histórico-cultural no campo da
Psicologia. Conclui que o Paic evidencia uma diretriz para a política de formação
continuada de professores alfabetizadores que defende o construtivismo. Nesse
contexto, além de ensinar aos professores que as crianças passam por etapas
predeterminadas enquanto estão aprendendo a ler e a escrever, também ensina a
linguagem a partir das formas abstratas, sem conexão com a vida.

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