PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DA ARTISTA E PROFESSORA DILMA GOES NO ENSINO SUPERIOR

Nome: IVANA DE MACEDO MATTOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 24/09/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUIZA RUSCHEL NUNES Examinador Externo
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Interno
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Orientador

Resumo: Esta pesquisa elege, como objeto de estudo, a análise dos processos e experiências da artista e
professora Dilma Góes e sua atuação no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito
Santo, para examinar sua trajetória na arte e na docência, desde seu ingresso no ensino superior
até a sua aposentadoria, no recorte temporal de 1968 a 1992. Enuncia como questão
investigativa: Como a experiência da artista contribui para a docência? Como são articulados
os campos do conhecimento e da experiência com a Arte, com o conhecimento e a experiência
de professora? Com o objetivo de compreender essa articulação nos campos da Educação e da
Arte de Dilma Góes em sua docência e em sua produção artística, realizou-se um movimento
que abrangeu desde o recuo ao passado, como depoimentos e conversas no presente, incluindo,
nessa pesquisa, o campo da história da educação em arte no estado do Espírito Santo,
especificamente, num percurso que abrangeu o Instituto de Belas Artes (1910-1913), seguido
pelo período da Escola de Belas Artes em seus dois espaços físicos (1951-1971), até o ano de
1972, quando efetivamente instalou-se no Campus de Goiabeiras, então Centro de Artes da
UFES. Analisou-se um importante documento, um relatório datado de 1973, que contextualizou
espacial e temporalmente o ano de 1972, bem como a estrutura organizativa e administrativa a
que os docentes estavam submetidos, e os projetos de reestruturação dos currículos para os
cursos de Licenciatura em Desenho e Plástica e o curso de Bacharelado em Artes
Plásticas. Como corpus investigativo, foram analisadas as performances artísticas e educativas
da artista professora Dilma Góes, presentes nas narrativas (entrevistas/conversas), nos
documentos de docência (projetos, planejamentos, fotografias, certificados de cursos), e nos
documentos de artista (fotografias, catálogos, obras de arte, convites de exposições, periódicos
da imprensa local). O aparato conceitual e metodológico da semiótica discursiva e da semiótica
plástica, foi embasado em Greimas e Fontanille (1993), Landowski (2002, 2003, 2014),
Rebouças (2003) e Oliveira (2004, 2002, 2013), para analisar os percursos narrativos presentes
nos documentos de artista e de docência, articulando-os aos percursos narrativos obtidos nas
entrevistas/conversas. A metodologia de história de vida, que tangenciou esta pesquisa, por
meio das narrativas de Dilma Góes, permitiu-nos acompanhar a dinamicidade de seu
processo identitário, construído e tecido pelos processos e experiências constituídos nas
formações, na docência, na arte e na vida, permeado por continuidades, rupturas e
descontinuidades. Após a análise das práticas e experiências no campo artístico e docente da
artista professora Dilma Góes, entende-se que não há como separá-los, pois compreendemos
que a vida de Dilma se apresenta/se entrelaça na sua obra/produção têxtil, no transcorrer de sua
vida de artista e de professora. Essa investigação procurou desvelar um período do Centro de
Artes da UFES, de modo a dar visibilidade à memória e à história da docência em Arte no
Ensino Superior.

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