PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DA ARTISTA E PROFESSORA DILMA GOES NO ENSINO SUPERIOR
Nome: IVANA DE MACEDO MATTOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 24/09/2021
Banca:
Nome | Papel |
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ANA LUIZA RUSCHEL NUNES | Examinador Externo |
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Interno |
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
FERNANDA ZANETTI BECALLI | Examinador Externo |
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa elege, como objeto de estudo, a análise dos processos e experiências da artista e
professora Dilma Góes e sua atuação no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito
Santo, para examinar sua trajetória na arte e na docência, desde seu ingresso no ensino superior
até a sua aposentadoria, no recorte temporal de 1968 a 1992. Enuncia como questão
investigativa: Como a experiência da artista contribui para a docência? Como são articulados
os campos do conhecimento e da experiência com a Arte, com o conhecimento e a experiência
de professora? Com o objetivo de compreender essa articulação nos campos da Educação e da
Arte de Dilma Góes em sua docência e em sua produção artística, realizou-se um movimento
que abrangeu desde o recuo ao passado, como depoimentos e conversas no presente, incluindo,
nessa pesquisa, o campo da história da educação em arte no estado do Espírito Santo,
especificamente, num percurso que abrangeu o Instituto de Belas Artes (1910-1913), seguido
pelo período da Escola de Belas Artes em seus dois espaços físicos (1951-1971), até o ano de
1972, quando efetivamente instalou-se no Campus de Goiabeiras, então Centro de Artes da
UFES. Analisou-se um importante documento, um relatório datado de 1973, que contextualizou
espacial e temporalmente o ano de 1972, bem como a estrutura organizativa e administrativa a
que os docentes estavam submetidos, e os projetos de reestruturação dos currículos para os
cursos de Licenciatura em Desenho e Plástica e o curso de Bacharelado em Artes
Plásticas. Como corpus investigativo, foram analisadas as performances artísticas e educativas
da artista professora Dilma Góes, presentes nas narrativas (entrevistas/conversas), nos
documentos de docência (projetos, planejamentos, fotografias, certificados de cursos), e nos
documentos de artista (fotografias, catálogos, obras de arte, convites de exposições, periódicos
da imprensa local). O aparato conceitual e metodológico da semiótica discursiva e da semiótica
plástica, foi embasado em Greimas e Fontanille (1993), Landowski (2002, 2003, 2014),
Rebouças (2003) e Oliveira (2004, 2002, 2013), para analisar os percursos narrativos presentes
nos documentos de artista e de docência, articulando-os aos percursos narrativos obtidos nas
entrevistas/conversas. A metodologia de história de vida, que tangenciou esta pesquisa, por
meio das narrativas de Dilma Góes, permitiu-nos acompanhar a dinamicidade de seu
processo identitário, construído e tecido pelos processos e experiências constituídos nas
formações, na docência, na arte e na vida, permeado por continuidades, rupturas e
descontinuidades. Após a análise das práticas e experiências no campo artístico e docente da
artista professora Dilma Góes, entende-se que não há como separá-los, pois compreendemos
que a vida de Dilma se apresenta/se entrelaça na sua obra/produção têxtil, no transcorrer de sua
vida de artista e de professora. Essa investigação procurou desvelar um período do Centro de
Artes da UFES, de modo a dar visibilidade à memória e à história da docência em Arte no
Ensino Superior.