O CONTO PINÓQUIO NAS PÁGINAS E NAS TELAS: UMA LEITURA SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA
Nome: JULIANA SAMPAIO DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/12/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA | Examinador Interno |
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Orientador |
MARIANA DOS PASSOS RAMALHETE | Examinador Externo |
PRISCILA MONTEIRO CHAVES | Examinador Interno |
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conto infantil As aventuras de Pinóquio, escrito por Carlo Collodi entre 1881 e 1883, considerado uma obra literária clássica. A análise do texto se dá em movimento de cotejo com a produção fílmica Pinóquio produzida pela Disney no ano de 1940. A questão que norteia esse estudo é: a apropriação pela indústria cinematográfica dos contos de fadas literários proporciona qual tipo de experiência estética? Como tal experiência contribui para a formação humana dos indivíduos? Com o objetivo de conceituar nossas análises, assumimos como base teórico-metodológica os estudos de Theodor W. Adorno, a partir das categorias conceituais de indústria cultural, educação/formação e semiformação. Na presente pesquisa encontramos amparo nos conceitos da Teoria Crítica da Sociedade (TCS) no trato com os aspectos sociais. Para a discussão a respeito do desenvolvimento do psiquismo e da importância da apropriação da obra de arte para o desenvolvimento humano, buscamos colateralmente as contribuições da psicologia histórico-cultural. Nossa análise acontece em chave dialética a partir de uma perspectiva materialista histórica e dialética (base teórica assumida por Marx em sua análise social). O percurso metodológico de análise, baseada nas noções do materialismo histórico e dialético, se deu da seguinte forma: 1) apresentamos a obra Pinóquio em seus elementos mais gerais, tanto o livro, quanto o filme; 2) a partir das inquietações trazidas pelo objeto, apresentamos os conceitos teóricos que deram suporte à nossa análise; 3) avançando no entendimento do objeto a partir do refinamento possibilitado pelos conceitos, realizamos as análises do texto literário em movimento de comparação com a produção fílmica; 4) depois desse movimento chegamos às nossas conclusões. Nossa hipótese inicial era de que a produção Disney retira aspectos cruciais da obra literária a partir dos interesses mercadológicos que envolvem a produção dos bens culturais na indústria cultural, comprometendo o processo de educação estética e formação humana. Tais hipóteses se comprovaram a partir de nossas análises.