A PRODUÇÃO DE TEXTOS AUDIOVISUAIS POR PROFESSORES SURDOS

Nome: ERICLER OLIVEIRA GUTIERREZ OUEDRAOGO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 01/06/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANE MELO DE CASTRO MENEZES Examinador Externo
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Interno
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Orientador
RAFAEL NOGUEIRA COSTA Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno

Resumo: O estudo integra-se à linha de pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, quanto aos

estudos referentes à perspectiva de linguagem discursivo-enunciativa. O campo de
pesquisa realizou-se no Curso de Extensão em alfabetização e Produção de Materiais
para Estudantes com Deficiência Sensorial, em modalidade online, no qual
participaram dez professores surdos da rede pública de ensino, de quatro municípios
do estado do Espírito Santo. Trata-se de um estudo de caso ancorado no referencial
teórico e metodológico bakhtiniano em diálogo com o campo da Educomunicação, no
âmbito Educação Bilíngue de Surdos, no qual defendemos a tese de que a formação
de professores surdos para a escrita de textos audiovisuais promove a constituição
de enunciados e que o processo de produção se configura em produção de sentidos
para a apropriação desse gênero discursivo. O processo de produção audiovisual foi
baseado na relação entre processo e produto formando uma unidade, sendo
enunciação e enunciado concreto elementos constitutivos, por cuja abordagem todos
os participantes se constituíram autores. Conclui-se que o processo de formação
audiovisual, atrelado às noções bakhtinianas de dialogismo, autoria e alteridade,
possibilitou a interlocução no âmbito da Educomunicação, especificamente na área
cinematográfica, configurando um espaço propício à produção de sentidos nos
participantes surdos para se constituírem autores de enunciados audiovisuais,
carregados de suas práticas sociais, suas visualidade e sua língua de sinais. A
produção de dez roteiros e três filmes pelos ́participantes da pesquisa permitiu
vislumbrar o processo de criação enunciativo e discursivo no contexto audiovisual,
sendo estendido às crianças surdas, futuras interlocutoras desses realizadores
surdos.

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