INSTRUÇÕES PARA O PEDIDO DE EMISSÃO DE DIPLOMA/CONCLUSÃO DE CURSO

1 - INÍCIO

Nesta seção, o/a aluno/aluna deverá inserir seus dados pessoais, quais sejam, seu NOME COMPLETO e seu E-MAIL. Além disso, deverá anexar a FICHA DE EGRESSO preenchida. A ficha em branco pode ser obtida ao final desta página, na parte de "Anexos". Uma prévia desta seção pode ser vista na imagem a seguir:

2 - DOCUMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO E DO PRODUTO

Nesta seção, o/a aluno/aluna deverá anexar os documentos necessários para que sua dissertação e seu produto educacional sejam depositados nos repositórios institucionais da Ufes e da Capes. Este procedimento é necessário para que o pedido de emissão do diploma seja efetuado e o curso seja devidamente concluído. Os documentos necessários para o depósito são:

1. A versão final da dissertação, em formato PDF, já contendo a ficha catalográfica (que deverá ser gerada na página https://biblioteca.ufes.br/ficha-catalografica) e a folha de rosto assinada pelos membros da banca;
  2. A versão final do produto educacional, em formato PDF;
  3. O formulário de entrega da dissertação e do produto, assinado pelo/pela orientador/orientadora (o formulário em branco pode ser obtido ao final desta página, na parte de "Anexos");
  4. O termo de autorização para publicação da dissertação na biblioteca da Ufes, com o preenchimento de todos os campos, inclusive a marcação de uma "Licença Creative Commons", disponível na página 2 do documento (o termo em branco pode ser obtido ao final desta página, na parte de "Anexos");
  5. O termo de autorização para publicação da dissertação e do produto na página do PPGMPE (o termo em branco pode ser obtido ao final desta página, na parte de "Anexos");
  6. O termo de autorização para publicação do produto educacional na biblioteca da Ufes (o termo em branco pode ser obtido ao final desta página, na parte de "Anexos").

Uma prévia desta seção pode ser vista na imagem a seguir:

3 - DOCUMENTOS PARA PEDIDO DE EMISSÃO DE DIPLOMA

Nesta seção, o/a aluno/aluna deverá anexar os documentos necessários para que seja efetuado seu pedido de emissão de diploma junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Ufes. Estes documentos são:

1. Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  2. Certidão de nascimento, casamento ou divórcio;
  3. Cópia do diploma de Graduação (frente e verso);
  4. Declaração de "nada consta" da biblioteca da Ufes. Esta declaração pode ser obtida seguindo as instruções contidas na página https://biblioteca.ufes.br/nada-consta
  5. Ata de sessão de defesa. Este documento deve ser solicitado ao/à orientador/orientadora, e deverá conter a assinatura de todos os membros da banca que forem professores/professores da Ufes. A assinatura daqueles membros que não forem professores/professoras da Ufes poderá ser substituída pela assinatura do/da orientador/orientadora.

Uma prévia desta seção pode ser vista na imagem a seguir:

4 - DADOS PARA INSERÇÃO DO PRODUTO NA PLATAFORMA SUCUPIRA

Nesta seção, o/a aluno/aluna deverá preencher os dados referentes ao seu produto educacional, para que sejam enviados à Capes por meio da Plataforma Sucupira. Este procedimento é necessário para efeitos de avaliação do Programa perante a Capes, e em nada impactam a nota do/da discente na disciplina de "Elaboração de dissertação e produto". Note que são OBRIGATÓRIOS apenas os dados marcados com um asterisco (*). Uma prévia desta seção pode ser vista na imagem a seguir:

5 - INFORMAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE ATUAL DO/DA DISCENTE

Nesta seção, o/a aluno/aluna deverá preencher os dados referentes à atividade profissional que exerce atualmente. Estes dados são requeridos tanto pela Capes quanto pela PRPPG, no momento em que é realizado o depósito da dissertação e do produto educacional. Uma prévia desta seção pode ser vista na imagem a seguir:

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de pedido de emissão de diploma/conclusão de curso.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a Secretaria do PPGMPE através do endereço de e-mail pos.ppgmpe [at] ufes.br (subject: D%C3%BAvidas%20sobre%20o%20pedido%20de%20emiss%C3%A3o%20de%20diploma)