O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVULGADO NO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC
Nome: LARA OLIVEIRA ROSADO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2018
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANTÔNIO CARLOS GOMES | Examinador Externo |
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Interno |
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Orientador |
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho utiliza como fonte de pesquisa as propostas de ensino da leitura para os anos iniciais do Ensino Fundamental, divulgadas no Portal do Professor do Ministério da Educação (MEC) desde 2008 ano em que o site foi implantado pelo Governo Federal, a partir do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC). Buscamos analisar as concepções de leitura que fundamentavam as propostas de ensino da leitura divulgadas no portal, inclusive na alfabetização. Metodologicamente, o estudo foi realizado seguindo os delineamentos da pesquisa documental e, teoricamente, as contribuições de Mikhail Bakhtin. O corpus documental foi constituído por 124 sugestões de aulas disponibilizadas na plataforma, que demonstraram a predominância das abordagens cognitivista, romântica e utilitarista da leitura nas propostas socializadas pelo MEC. Apenas uma aula apresentava proximidades com a perspectiva discursiva. Em relação às tecnologias, mais da metade das propostas sequer faz uso de algum recurso multimídia, o que evidencia que as propostas de ensino de leitura publicadas mostram distanciamento com os próprios objetivos do portal no que tange inserção de tecnologias da informação nas escolas.