A LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO COM OS PROFESSORES E AS ATIVIDADES DE LEITURA REGISTRADAS EM CADERNOS ESCOLARES

Nome: SANDRINA WANDEL REI DE MORAES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/02/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Interno
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
DILZA CÔCO Examinador Externo
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador

Resumo: Esta dissertação integra um conjunto de estudos da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, particularmente está associado ao grupo de pesquisa Literatura e Educação. Com base nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (2006; 2011), a pesquisa teve como objetivo central investigar concepções de linguagem e leitura em correlação com práticas dos professores atinentes à leitura. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo de caso de caráter qualitativo, com pesquisa de campo realizada em quatro escolas públicas da rede municipal de ensino de Pinheiros (ES). Como procedimentos e instrumentos de produção de dados, utilizamos aplicação e tabulamento de questionários, grupo focal composto por onze professores de Língua Portuguesa atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental da rede com registros em áudio e escritos e tratamento documental de atividades de leitura registradas nos cadernos dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Para as análises, foram utilizadas as noções conceituais de práticas e representações, de Roger Chartier (1991), exotopia de Bakhtin (2006; 2011) e as contribuições de Geraldi (1997; 1998; 2013; 2014). A investigação buscou compreender como as concepções de linguagem e leitura dos professores se presentificam nas práticas de leitura propostas aos alunos dos anos finais. Os resultados da pesquisa nos permitiram conhecer as experiências leitoras dos professores, bem como suas representações em relação à leitura dentro e fora da escola. Constatamos que a maioria das estratégias mediadoras de leitura dos professores é ancorada em concepções de linguagem como expressão do pensamento e instrumento de comunicação e que são raras as práticas de leitura em que o texto é oferecido ao aluno numa visão de leitura como interação para produção de sentidos.

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