EDUCAÇÃO Ambiental em Suas Práticas Singulares Sustentáveis no Processo Osmótico Comunidadeescola
Nome: MARCIA MOREIRA DE ARAUJO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 23/02/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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MARTHA TRISTÃO FERREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CARLOS EDUARDO FERRAÇO | Examinador Interno |
JANETE MAGALHÃES CARVALHO | Examinador Interno |
MARTHA TRISTÃO FERREIRA | Orientador |
MICHÈLE TOMOKO SATO | Examinador Externo |
SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE | Examinador Externo |
Resumo: Esta pesquisa discute e problematiza a fragmentação/dissociação dos saberes, e dialoga com a teoria da complexidade (MORIN, 2006), na proposição da junção pela educaçãoambiental. Narra os acontecimentos e agenciamentos (DELEUZE, 1992), nos processos osmóticos da comunidadeescola. Por uma osmose de interação (MATURANA,2001) e novas configurações a partir do que é tecido na comunidade como práticas singulares (GUATTARI, ROLNIK,2011) em educação ambiental que potencializam a região Sul Capixaba. Neste sentido, esta tese problematiza a relação de algumas comunidades locais dos municípios da região Sul Capixaba, a situação social e as práticas de gestores ambientais e docentes, perante a instalação de grandes empreendimentos de cunho exploratório no meio natural que afetam a dinâmica socioambiental na localidade. Diante dessa problemática, a pesquisa discute possibilidades de compreender de que forma essas práticas, denominadas singulares , acontecem em processos de singularização (DELEUZE; GUATARRI, 1992), por meio da formação dos gestores, docentes e discentes em seu lócus de atuação,numa cartografia desses saberesfazerespoderes em Educação ambiental. Na pesquisa cartográfica/rizomática, transversalizamos nosso aporte metodológico com os princípios do Método Cartográfico (PASSOS, KASTRUP, 2010), num processo híbrido com estudos do conhecimento rizomático(DELEUZE, GUATTARI, 1995). As práticas educativas e sociais engendradas na localidade foram evidenciadas com as narrativas em educação ambiental (HART, 2003; TRISTÃO, 2013), na articulação de ideias a respeito do que está acontecendo e do que podemos falar sobre direções e possibilidades para o futuro em relação às nossas investigações atuais. Analisamos fazeressaberespoderes em educaçãoambiental presentes nessas práticas singularizadas em prol de sustentabilidades por outros modos de subjetivação. A pesquisa problematiza as biopolíticas/biopoderes locais em face às imposições dos agenciamentos capitalísticos. Cartografamos os fluxos em educaçãoambiental na região Sul Capixaba nos encontros com gestores/as, educadores/as, educandos/as, em reuniões dos Comitês de Educação Ambiental de Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim/ES, na EEEFM Filomena Quitiba, em Piúma/ES e nos movimentos culturais da localidade.