Diálogos Com Docentes: Construindo Possibilidades para o Ensino de Ciências Por Investigação Com a Educação Infantil
Nome: MIRELLA PEREIRA CALIARI MAGNAGO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/09/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELIANE FERREIRA DE SÁ | Examinador Externo |
GEIDE ROSA COELHO | Examinador Externo |
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA | Examinador Interno |
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os saberes produzidos a partir do desenvolvimento de uma proposta formativa, realizada junto a um grupo de docentes que atuam em um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) de Colatina-ES, sob a perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Baseada nos pressupostos do Ensino por Investigação e na perspectiva histórico cultural vigotskiana, este estudo tem como objetivos específicos: identificar os saberes mobilizados pelas professoras, na condução de atividades que contribuam para a possibilidade de inserção do ENCI na prática pedagógica com a primeira infância; analisar os saberes produzidos a partir do processo formativo. A pesquisa foi qualitativa, de inspiração na pesquisa-ação crítico colaborativa (FRANCO, 2012, 2014, 2019). Realizada no período pandêmico do SARS-CoV-2, utilizou a mídia digital, respaldada em Moran (2014), para proporcionar a interação com os participantes e a produção dos dados. Para a análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo tendo como referência Bardin (2002) e Franco (2005). Os resultados indicam que os saberes mobilizados pelas professoras na condução das atividades se relacionam: a importância da escuta ativa das professoras sobre o que as crianças falam e levantam de temas e problemas; a compreensão sobre o ENCI no trabalho com crianças bem pequenas na educação infantil, indícios de atividades investigativas realizadas pelas professoras; e por último o entendimento da necessidade de formação adequada para o trabalho com ENCI. Como conclusões o estudo aponta que a formação realizada proporcionou as professoras uma ressignificação de suas práticas por meio do trabalho colaborativo entre pares; a necessidade de formação continuada que contemple uma práxis pedagógica emancipatória. O estudo propõe como produto educacional a elaboração de um guia paradidático para docentes como suporte para que outros profissionais possam ressignificar suas práticas diárias e contribuir para a implementação do ENCI desde a primeira infância.