A INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - IFES CAMPUS COLATINA.
Nome: JAQUELINE FERREIRA DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/04/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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MARCELO LIMA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Examinador Externo |
ERINEU FOERSTE | Examinador Interno |
MARCELO LIMA | Orientador |
Resumo: Na presente pesquisa visou-se analisar a oferta e o funcionamento do Curso Técnico Integrado em Edificações - campus de Colatina, a partir de 2004, tendo em vista a política de oferta das modalidades de ensino com foco na integração curricular do Ensino Médio à educação profissional técnica de nível médio. Este estudo orientou-se pela perspectiva marxista e dialogou com a produção do GT-09 da ANPED que advoga uma formação humana integral. O ensino médio integrado, forma de oferta da educação profissional técnica de nível médio, possui dentre seus pressupostos a formação humana e a integração curricular, que visa à superação da dualidade que perpassa a educação brasileira. Esta investigação utilizou-se das fontes: documentos institucionais do IFES (Projeto do Curso de Edificações, PDI, ROD, relatórios de gestão) e desenvolveu-se por intermédio da visita in loco com observação e entrevistas com os professores e aplicação de questionários com alunos e gestores do Curso de Edificações. Na primeira etapa evidenciou-se a demanda e a oferta da educação profissional, do ensino médio e do ensino médio integrado em nível nacional, estadual e local (microrregião noroeste e município de Colatina) o que sinalizou a carência da oferta do ensino médio estadual e a importância da oferta federal e os riscos da verticalização. Na segunda etapa, o contato com os sujeitos da pesquisa revelou a complexidade do funcionamento da integração curricular, os seus limites e possibilidades para implementação e funcionamento do ensino médio integrado no campus Colatina. Dentre os limites para a efetivação da integração evidenciou-se que a expansão e a verticalização da oferta do IFES influenciam diretamente na oferta de cursos integrados. Dentre os desafios, destaca-se a gestão e distribuição dos conteúdos no currículo realizada pelos gestores e docentes. A implementação da organização curricular pode levar a um processo de justaposição dos componentes escolares e acarretar sobrecarga sobre os discentes na medida em que se eleva os itens de estudo, o número de avaliações que podem chegar a um número elevado em um ano, demonstrando o conteudismo da cultura escolar do IFES. Tal situação pode aumentar as demandas de estudo nos cursos, interferindo no processo de aprendizagem dos alunos, que necessitam de diferentes estratégias a fim de se organizarem para atender a este processo de empilhamento das tarefas escolares. Não obstante, no interior do processo de justaposição e fragmentação aqui apontados ocorrem práticas integradoras que possibilitam sua superação. Deste modo, em que pese os limites, desafios e contradições, o funcionamento do ensino médio integrado de oferta federal apresenta inúmeras qualidades que no contexto de esvaziamento do direito à educação no município de Colatina representa a garantia do direito a uma inserção social para os jovens da região noroeste.