SIGNIFICAÇÕES DE UM CMEI E SEU ENTORNO: CRIANÇAS, ESPACIALIDADES E O ENSINO DA ARTE EM INTERAÇÃO

Nome: JHONATHAS ANDRADE DO NASCIMENTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/08/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo
MARIA NAZARETH BIS PIROLA Examinador Externo
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Orientador
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno

Resumo: No contexto educacional brasileiro atual, em que desafios, lutas e tensões permeiam o cotidiano das instituições educativas, empreendemos uma investigação que visibiliza a Educação Infantil sob um olhar sensível para as interações infantis em diálogo com as linguagens inerentes à Arte e seu ensino. Tem-se como questão central de estudo compreender como as crianças inseridas, e em interação, no contexto das espacialidades urbanas que compõem o entorno de um CMEI se apropriam deste espaço, mediadas pelo ensino de arte a partir de uma experiência intervencionista. Apoia-se a problematização desta questão na tríade criança- educação-espacialidade, que estrutura nossas visões de mundo e de sujeito no campo de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo estudo de caso. Para produção dos dados utilizamos como procedimentos a observação participante, a roda de conversas e uma ação educativa de intervenção. Os sentidos produzidos pelas crianças da Educação Infantil em diálogo com a Arte serão ancorados, principalmente, pelos pressupostos teórico-metodológicos da Sociossemiótica, sob os regimes de interação empreendidos por Eric Landowski subsidiado por outros intercessores teóricos atinentes à área da Arte e seu ensino. O campo de pesquisa se situa em um CMEI do município de Vitória/ES, expandido ainda ao entorno desta instituição. A partir de nosso estudo, concluímos que pensar o CMEI em seu contexto sociocultural implica perceber que há uma vida que pulsa no seu entorno, que existe uma cotidianidade repleta de cultura nos espaços extramuros, e que as crianças não abandonam suas culturas ao entrar nos espaços da instituição. Por isto, consideramos em nossa proposta interventiva o contexto espacial em que o CMEI está inserido. Dessa forma, na realização da ação educativa desenvolvida com as crianças, emergiram vivências conectadas com a vida delas, destacando-se o sujeito criança como um sujeito histórico e social imerso em cultura e, também ela mesma, produtora de cultura.

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