APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome: IZAIONARA COSMEA JADJESKY
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/02/2020
Banca:
Nome | Papel |
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ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA | Examinador Externo |
DILZA CÔCO | Examinador Externo |
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA | Orientador |
JOSÉ FRANCISCO CHICON | Examinador Interno |
SONIA LOPES VICTOR | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo se desenvolveu no período de outubro de 2016 a dezembro de 2017,
em um Centro Municipal de Educação Infantil no Estado do Espírito Santo,
localizado no município de Vitória/ES e tem, como objetivo da investigação, analisar
aspectos dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de uma criança com
diagnóstico de autismo na educação infantil. Para tanto, acompanha os processos
interativos e as intervenções educativas, assim como as percepções sobre inclusão
dos principais profissionais que atuam com a criança com diagnóstico de autismo e
analisou a participação das demais crianças nos processos de aprendizagem e
desenvolvimento desse aluno. O trabalho apresenta, como aporte teórico, a matriz
histórico-cultural desenvolvida por Lev S. Vigotski, que compreende a constituição
do humano nos homens, entre eles, os que possuem algum tipo de deficiência,
como um processo atravessado pela história e pela cultura. Utiliza como caminho
teórico-metodológico o estudo de caso de base qualitativa, por acreditar que
possibilita uma análise aprofundada de um único caso, permitindo desvelar um
determinado fenômeno. Nesse percurso, usamos a abordagem microgenética na
matriz histórico-cultural para compreender as minúcias dessas possibilidades de
aprendizagem e desenvolvimento da criança com autismo. Os participantes do
estudo foram: uma criança com diagnóstico de autismo, as professoras regentes, as
professoras de educação especial, a assistente de educação infantil e as outras
crianças da turma sem deficiência. Como resultado do estudo, as análises indicam
que a criança com autismo tem possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento
na escola de educação infantil, desde que lhe sejam ofertadas condições para isso,
ou seja, a instituição de educação infantil precisa fazer valer a função social da
escola, proporcionando experiências que possibilitem a internalização da cultura por
todas as crianças, a partir de um educativo intencional e sistemático.