APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome: IZAIONARA COSMEA JADJESKY
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/02/2020

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA Examinador Externo
DILZA CÔCO Examinador Externo
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA Orientador
JOSÉ FRANCISCO CHICON Examinador Interno
SONIA LOPES VICTOR Examinador Interno

Resumo: Este estudo se desenvolveu no período de outubro de 2016 a dezembro de 2017,
em um Centro Municipal de Educação Infantil no Estado do Espírito Santo,
localizado no município de Vitória/ES e tem, como objetivo da investigação, analisar
aspectos dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de uma criança com
diagnóstico de autismo na educação infantil. Para tanto, acompanha os processos
interativos e as intervenções educativas, assim como as percepções sobre inclusão
dos principais profissionais que atuam com a criança com diagnóstico de autismo e
analisou a participação das demais crianças nos processos de aprendizagem e
desenvolvimento desse aluno. O trabalho apresenta, como aporte teórico, a matriz
histórico-cultural desenvolvida por Lev S. Vigotski, que compreende a constituição
do humano nos homens, entre eles, os que possuem algum tipo de deficiência,
como um processo atravessado pela história e pela cultura. Utiliza como caminho
teórico-metodológico o estudo de caso de base qualitativa, por acreditar que
possibilita uma análise aprofundada de um único caso, permitindo desvelar um
determinado fenômeno. Nesse percurso, usamos a abordagem microgenética na
matriz histórico-cultural para compreender as minúcias dessas possibilidades de
aprendizagem e desenvolvimento da criança com autismo. Os participantes do
estudo foram: uma criança com diagnóstico de autismo, as professoras regentes, as
professoras de educação especial, a assistente de educação infantil e as outras
crianças da turma sem deficiência. Como resultado do estudo, as análises indicam
que a criança com autismo tem possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento
na escola de educação infantil, desde que lhe sejam ofertadas condições para isso,
ou seja, a instituição de educação infantil precisa fazer valer a função social da
escola, proporcionando experiências que possibilitem a internalização da cultura por
todas as crianças, a partir de um educativo intencional e sistemático.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910