FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ENCONTROS, AFETOS/AFECÇÕES

Nome: NILCÉA ELIAS RODRIGUES MOREIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/11/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Interno
EDUARDO SIMONINI LOPES Examinador Externo
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Orientador
JAQUELINE MAGALHÃES BRUM Examinador Interno
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno

Páginas

Resumo: Este estudo trata dos efeitos que emergem dos encontros experienciados nos
percursos formativos de professora(e)s na modalidade a distância, na dimensão
da relação entre afetos/afecções e aprendizagens. Problematiza as experiências
aprendentes, criativas e inventivas que ocorrem em ambientes de formação a
distância de professores ofertadas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB),
discorrendo sobre esta como política pública de formação de professora(e)s
brasileira(o)s, especificamente, no que diz respeito à oferta do “Curso de
Especialização no Ensino de Matemática para o Ensino Médio: Matemática na
Prática”, ofertado pela Secretaria de Educação a Distância da Ufes. Tem a
cartografia como inspiração metodológica, apostando em redes de conversações
cujos registros foram produzidos no desenrolar das conversas, engendrando-as
com a problemática da investigação. Utiliza alguns conceitos criados e/ou
deslocados por Deleuze e Deleuze e Guattari, os quais ajudaram a pensar a
formação docente a distância como espaço de criação e de aprendizagens
agenciadas pelo afeto. A tese é de que, nos ambientes de formação docente online, a aprendizagem se dá pelo encontro, pelo afeto, e não apenas pela
prescrição, pelo engessamento e pelo template. É pelo afeto que as intensidades
de forças se movem e se constituem. A partir das composições observadas no
âmbito do curso “Especialização Matemática na Prática” e dos conceitos de
ritornelo, noções comuns (inteligência coletiva, trabalho imaterial e bem comum),
afetos-afecções, formação inventiva e, sobretudo, com a noção de rede de
conversações de Carvalho, emerge o conceito de fluxoformação, que busca
articular a perspectiva das redes de conversações ampliadas para as redes de
conectividades virtuais como produtoras de encontros, conversas, afetos/afecções
de alegria e conhecimento. Conclui que a força da formação docente a distância
pode ser espaço potente de criação, encontros e aprendizagens inventivas.

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