PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: CIRCUITOS DE
TRANSNACIONALIZAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS-MONUMENTOS,
REGULARIDADES DISCURSIVAS E CONTRACONDUTAS EM QUESTÃO

Nome: ELIANE TELLES DE BRUIM VIEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALINE DE MENEZES BREGONCI Examinador Externo
JOSE GONCALVES GONDRA Examinador Externo
LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO Orientador
PEDRO HENRIQUE WITCHS Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno

Páginas

Resumo: A história da educação de surdos é um campo amplo, com uma temática que requer ser
investigada. Entre os temas que merecem relevo estão os Congressos de Milão (1880) e de
Paris (1900 - seção dos ouvintes). O objetivo geral desta tese é compreender as implicações
geradas pelas práticas pedagógicas na instrução do surdo propostas no Congresso de Milão
(1880) e suas regularidades no Congresso de Paris (1900 – seção dos ouvintes) e na educação
capixaba de surdos em meados do século XX. Para alcançar tal objetivo, são investigadas as
propostas para a instrução do surdo nos documentos do Congresso de Milão (1880) e do
Congresso de Paris (1900 - seção dos ouvintes) e seus efeitos na educação capixaba de surdos
em meados do século XX e são realizadas análises sobre as práticas pedagógicas desse corpus
como uma forma de condução do governamento linguístico do surdo, bem como são
problematizadas essas práticas pedagógicas e seus efeitos na educação dos surdos. A fim de
conduzir esta investigação, apresento como pergunta central: tendo como corpus documental
a Ata Oficial e os relatórios do Congresso de Milão (1880) e do relatório do Congresso de Paris
(1900 - Seção dos Ouvintes) e as fotos e recortes de jornais que abordam a Escola Ângela de
Brienza, como compreender as práticas pedagógicas e seus efeitos na educação dos surdos
capixabas em meados do século XX? Sob a perspectiva de autores do campo dos Estudos
Foucaultianos, recorre-se aos conceitos de prática e governamento para analisar três conjuntos
documentais: (i) a Ata Oficial e 8 relatórios do Congresso de Milão (1880); (ii) o relatório da
Seção dos Ouvintes do Congresso de Paris (1900); e (iii) fotografias e recortes de jornais que
abordam a Escola Ângela de Brienza compreendidos entre 1958 e 1971. Com base na análise
desses documentos, é possível compreender que a regularidade das práticas discursivas e não
discursivas dos dois congressos continuaram circulando entre países da Europa e da América,
gerando efeitos na educação capixaba de surdos durante o século XX. Diante disso, defendo a
tese de que as regularidades discursivas em torno do Congresso de Milão geraram efeitos que
alcançaram a educação capixaba de surdos em meados do século XX, constituindo um circuito
transnacional de práticas pedagógicas relacionadas com o método oral puro. Entende-se que
essa regularidade constitui um circuito pedagógico transnacional em educação de surdos
marcado pelo método oral puro e permeado por contracondutas. As discussões desenvolvidas
nesta tese podem contribuir para os estudos no âmbito da história da Educação de Surdos e da
Educação Especial.

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