NO (MAR) DE (AR) DAS DOCÊNCIAS
Nome: LETICIA REGINA SILVA SOUZA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/07/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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CARLOS EDUARDO FERRAÇO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CARLOS EDUARDO FERRAÇO | Orientador |
DANIELLE PIONTKOVSKY | Examinador Externo |
JANETE MAGALHÃES CARVALHO | Examinador Interno |
MARIA LUIZA SUSSEKIND VERISSIMO CINELLI | Examinador Externo |
MARIA REGINA LOPES GOMES | Examinador Externo |
Páginas
Resumo: Esta pesquisa investiga acontecimentos (DELEUZE, 1997) produzidos pelas
docências nos territórios movediços da educação e tem como um de seus principais
objetivos problematizar os processos de composição-encontros dos corpos que, em
meio aos movimentos, formas e fluxos, produzem diferentes docências. Neste
sentido, a tese busca desconstruir conceitos formatados acerca das docências para
problematizar seus fluxos e não apenas as formas que são demarcadas por um
campo educacional elencado e determinado pela ciência régia. Para tanto, defende
que as docências se realizam com as experiências, acontecimentos e encontros
vivenciadas cotidianamente por docentes-discentes nos diferentes territórios da
educação diante efemeridade de uma vida-corpo, que acontece no limiar das m(i)-
(a)cropoliticas e rompe com o instituído. Trata-se, portanto, de uma tese que escapa
das estruturas acadêmicas cartesianas, que problematiza o tempo todo a educação
dogmática e que defende múltiplas formas de produção. Aposta na pesquisa com os
cotidianos, na cartografia e nas redes de conversações das docências que produzem
tantas outras docências, por meio das ciências régia-nômade (DELEUZE;
GUATARRI,1997). A partir das interseções teórico-metodológicas dos apontamentos
pós-estruturais, pensa os espaços de (des)-(re)territorialização dos processos
formativos das docências inicial e continuada para investigar o que nos força a
pensar a partir de intercessores como Deleuze, Guattari, Spinoza, Rolnik, Kastrup,
Ferraço, Carvalho, Corazza. No (MAR) de (AR) das docências é um convite a
(des)alocar pensamentos universais determinados pelas verdades absolutas e
cristalizadas, que foram e ainda são apreendidos na trajetória dos processos
formativos das docências, embora nas intensidades dos mares nos esbarremos com
docências que nomadizam e que, são visíveis aos olhos dos nossos leitores
(FERRAÇO, 2007).