FENOMENOLOGIA DO SER: IMERSÕES NA VIVÊNCIA DE UM ALUNO-PACIENTE COM CÂNCER NA CLASSE HOSPITALAR

Nome: RODRIGO BRAVIN
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/10/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
HIRAN PINEL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANCISCO DE ASSIS SOUZA DOS SANTOS Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
HIRAN PINEL Orientador
JACYARA SILVA DE PAIVA Examinador Interno
JUCÉLIA LINHARES GRANEMANN DE MEDEIROS Examinador Externo

Páginas

Resumo: A Classe Hospitalar é uma politica pública garantida na legislação brasileira para
crianças, adolescentes, jovens e adultos que, por estarem em tratamento de saúde,
precisam ter acesso ao Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar (AEAH).
Nesse sentido, esta tese objetiva compreender o que é e como é ser aluno-paciente
com câncer, que recebeu Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar - AEAH.
Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, que considera o ser sempre no mundo,
tendo como referência teórica a Ontologia Dimensional de Viktor Emil Frankl,
materializada nos conceitos de “Liberdade de vontade”, “Vontade de sentido” e
“Sentido da vida”. A captura dos dados aconteceu a partir de entrevistas não
diretivas, com gravação de áudio e vídeo, fundadas na interrogação “O que é e
como é o fenômeno de ser aluno-paciente com câncer que recebeu atendimento
educacional em ambiente hospitalar – AEAH?”, e se apoiando nos dois movimentos
metodológicos construídos por Forghieri (2012) que são o envolvimento existencial e
o distanciamento reflexivo. Dentre os seus resultados, apontamos que o ser-nomundo com câncer se desvela no ambiente hospitalar dentro dos mundos
circundante, humano, próprio e espiritual (noético). Neles, o jovem, diagnosticado
com câncer linfático não Hodgkin anaplásico de células grandes, enfrenta com
coragem o sofrimento inevitável causado pela doença, através da
autotranscendência Frankliana, com a qual encontra o sentido da sua vida no amor
à escolarização, enquanto possibilidade de transformação de sua vida profissional e
socioeconômica. Finalizamos, apresentando uma imagética fenomenológicoexistencial na qual o colaborador da pesquisa se desvelou como ser-da-educação a
partir de algumas fotografias e, também, produzimos um esboço humanistaexistencial de educação-com-sentido, fundamentado na ontologia dimensional
frankliana, para o AEAH, considerando a dinâmica do espaço, o tempo marcado
pelas mudanças constantes, a desterritorialização experimentada pelo educador e
defendendo a construção de uma Pedagogia da Urgência que, reconhece a finitude
humana, mas aposta na potência da educação pelo afeto e pelo cuidado.

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