POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
NO ESPÍRITO SANTO MEDIADAS PELOS PLANOS DECENAIS DE EDUCAÇÃO
Nome: DALVA RICAS DE OLIVEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/09/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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SILVANA VENTORIM | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Examinador Interno |
ANTONIO HENRIQUE PINTO | Examinador Externo |
ELIANA DA SILVA FELIPE | Examinador Externo |
GEIDE ROSA COELHO | Examinador Interno |
SILVANA VENTORIM | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa investiga as políticas e práticas de formação continuada de professores
no Espírito Santo (ES) mediadas pelos Planos Nacional, Estadual e Muncipais
Educação (PNE, PEE-ES e PMEs), no âmbito das Secretarias Municipais de
Educação (Semes) do ES. Objetiva identificar e compreender os elementos que
influenciam os gestores de formação das Semes do Estado do ES, à tradução das
políticas de formação continuada de professores estabelecidas nos planos decenais
de educação. Fundamenta-se na produção teórica de Michel de Certeau, Stephen Ball
e colaboradores e de António Nóvoa como principais aportes teóricos. É uma pesquisa
exploratória, quali-quantitativa, que contempla três frentes: pesquisa bibliográfica,
documental e de campo. Os procedimentos metodológicos compreendem: realização
de estudos de revisão da produção acadêmica teses e dissertações - selecionada
no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes), sobre políticas educacionais de formação
continuada de professores centradas no PNE, PEE-ES e PMEs, produzidas entre
2014 e 2020; análise documental das leis de aprovação dos planos decenais de
educação, dos decretos e resoluções nacionais; realização de uma survey nas Semes
de 62 municípios capixabas; e, de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da
subamostra os gestores da formação continuada de 10 Semes do ES participantes
da pesquisa. Os resultados indicam que as Semes do ES são contextos de prática
das políticas, na medida em que os gestores de formação continuada, ainda que de
forma microbiana, exercem papel ativo nestes espaços, transformando as políticas de
formação continuada de professores em práticas mais alinhadas às demandas e
desafios do âmbito local. Evidenciam, também, que o papel ativo desses sujeitos no
processo de tradução das políticas de formação continuada estabelecidas nos planos
decenais de educação é influenciado por elementos diversos como a formação inicial
e continuada, a experiência, a gestão das Semes, as parcerias externas e a política
local que provocam o estranhamento e promovem transformações significativas nas
ações desses atores sobre as políticas originalmente previstas.