EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS SOBRE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM SALAS MULTISSERIADAS

Nome: JULIANO BICKER PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/07/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Orientador
ALLAN ROCHA DAMASCENO Examinador Externo
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo constituir práticas pedagógicas com professores
e alunos de uma escola multisseriada da Rede Municipal de Educação de Domingos
Martins/ES, visando a fortalecer a escolarização de estudantes com deficiência nas
interfaces entre Educação Especial e Educação do Campo. Adota, como referencial
teórico, as bases sociológicas do conhecimento de Boaventura de Sousa Santos
(2002, 2006, 2007, 2008, 2018), os estudos de Caldart (2002, 2004), Molina (2012) e
Arroyo (1999, 2004, 2012) para dialogar com as questões pertinentes à Educação do
Campo. Também se fundamenta em autores da Educação Especial para subsidiar as
discussões sobre a modalidade de ensino em uma perspectiva inclusiva, destacandose Jesus (2006, 2008, 2014, 2018), Baptista (2003, 2011, 2013), Laplane (2009),
Caiado (2009, 2013), dentre outros. Metodologicamente, pauta-se na pesquisa
qualitativa e nos pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica e adota como
participantes alunos do terceiro ao quinto ano de uma turma multisseriada, a
professora do núcleo comum, duas professoras de Educação Especial e a pedagoga.
Como procedimentos para a produção de dados, elege: a) análise documental; b)
observação participante do cotidiano escolar; c) momento de planejamento com as
professoras; d) mediação de práticas pedagógicas; e) entrevista semiestruturada com
gestores da Secretaria de Educação; f) e processo de avaliação coletiva da pesquisa.
Como resultados, destaca o reconhecimento e a valorização das práticas pedagógicas
já desenvolvidas pelas professoras da sala multisseriada, considerando a participação
do pesquisador como colaborador para a construção coletiva de novas/outras práticas
pedagógicas inclusivas, visando à escolarização de alunos com deficiências nas
interfaces entre a Educação Especial e a Educação do Campo.

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