FORMAÇÃO COMPARTILHADA DO(A) PROFESSOR(A) ENGENHEIRO(A) E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
Nome: RICARDO DE LIMA SILVA
Data de publicação: 05/07/2023
Banca:
Nome | Papel |
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GEIDE ROSA COELHO | Presidente |
IRLAN VON LINSINGEN | Examinador Externo |
LEONIR LORENZETTI | Examinador Externo |
SILVANA VENTORIM | Examinador Interno |
WAGNER DOS SANTOS | Examinador Interno |
Resumo: Esta tese foi desenvolvida no âmbito da Educação Profissional Tecnológica (EPT) e foi
realizada no contexto de um Grupo de Formação Compartilhada (GFC), o qual é constituído
por profissionais técnicas em educação e professores de engenharia do Instituto Federal de
Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Betim. Tem por objetivo
compreender os efeitos de uma ação de formação compartilhada, verificando as convergências,
divergências e desafios que se mostram na formação do professor engenheiro perante a
pressupostos orientados pela Educação CTS. De natureza qualitativa, assume a pesquisaformação como perspectiva teórico-metodológica e se inicia por meio da investigação
bibliográfica de hipóteses e diretrizes que permitem compreender a formação do professor
engenheiro. No aspecto teórico, contou com contribuições de Walter Antônio Bazzo, Antônio
Nóvoa, Francisco Imbernón e Maria do Céu Roldão. A produção de dados das rodas de
conversa utilizou instrumentos como gravação de áudio e a transcrição textual
(WARSCHAUER, 2017). O processo analítico e interpretativo na Análise Textual Discursiva
(ATD) foi realizado com planilha codificada e evidenciou quatro categorias iniciais e uma
categoria emergente, com 53 enunciados descritivos (EDs) e 133 observações (MORAES;
GALIAZZI, 2006). No eixo “Formação do professor engenheiro”, foram constituídas as
categorias de análise: “ A importância e os desafios para a formação do professor engenheiro”
e “Discussões e articulações para o desenvolvimento profissional”. No eixo “Educação Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS)”, destacamos as categorias: “Concepções e compreensões sobre
ciência, tecnologia e sociedade e suas inter-relações” e “Articulações entre a Educação CTS e
a Educação em Engenharia” e como categoria emergente: “Participação e coletividade”. As
interpretações mostram que as movimentações individuais e coletivas na ação de formação
compartilhada contribuíram para importantes compreensões acerca de dimensões fundamentais
da formação do professor engenheiro, como: democratização e criação de novos espaçostempos de formação docente, humanização, partilha e aprendizagens experienciais, valorização
de conhecimentos profissionais docentes, formação crítica e reflexiva, contextualização e
interdisciplinaridade, diversidade e processos identitários. Apresenta sete argumentos centrais
e um argumento aglutinador para a tese final e uma proposta para a continuidade da ação de
formação compartilhada. A partir das compreensões e interpretações, comunicamos a
emergência da tese: assumir a ação de formação compartilhada como movimento
singular/plural de pesquisa-formação em um lócus privilegiado de compreensão dos processos
sociais e históricos da formação do(a) Professor(a) Engenheiro(a) possibilita a postura crítica,
reflexiva, humanizadora e participativa em uma via de mão dupla para a abertura da Educação
em Engenharia ao espaço público da educação por meio da Educação CTS. Diante desse
movimento recursivo de formação, compreendemos ser possível almejar maior partilha de
experiências, humanização da prática e do fortalecimento da participação profissional e social,
com maior consciência coletiva das responsabilidades em relação ao processo civilizatório em
curso, dada a urgência em definir uma equação que maximize a dignidade humana, ou que, no
mínimo, contribua para a diminuição das desigualdades.