O PROGRAMA ENSINA BRASIL E A REDE DE FABRICAR DOCENTES: INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NEOLIBERAL

Nome: KEFREN CALEGARI DOS SANTOS

Data de publicação: 23/10/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALVARO MOREIRA HYPOLITO Examinador Externo
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Examinador Interno
ROMUALD NORMAND Examinador Externo
SILVANA VENTURIN Examinador Interno

Resumo: Este estudo aborda o programa Ensina Brasil, uma iniciativa da ONG homônima que,
integrada à rede global Teach for All, visa formar lideranças no âmbito da educação.
Investiga-se a origem, organização, desenvolvimento e implicações desse programa para a
profissão docente, com os objetivos específicos de: a) mapear a emergência, o
desenvolvimento, as relações e o funcionamento de uma rede de novos atores e organizações
não estatais vinculada ao programa; b) analisar a produção/circulação de ideias, normas,
valores e/ou políticas para a profissão docente por meio desse programa; c) analisar as
implicações dessa rede política estabelecida e de seus discursos/práticas para a profissão
docente. O estudo insere-se no campo de pesquisa da política educacional, adotando uma
perspectiva teórica pluralista, com múltiplas referências que permitem abordar a
complexidade do objeto de estudo e compreendê-lo no contexto das reformas educacionais
neoliberais. Prioriza duas abordagens: a) a sociologia crítica das políticas, com destaque para
os estudos de Stephen Ball sobre mobilidade de políticas, política educacional global,
privatização e performatividade; e b) a sociologia da ação pública, especialmente a
abordagem cognitiva das políticas e sua noção de referencial. Emprega a etnografia de redes
como ferramenta metodológica para rastrear relações e movimentos do Ensina Brasil,
utilizando a estratégia de “seguir a política”, com pesquisas sistemáticas na internet,
principalmente no sítio eletrônico e redes sociais do Ensina Brasil e de seus parceiros, além
de análise de documentos normativo-legais e bibliográficos. Organizou-se os resultados em
três capítulos: a) revisão sistemática da literatura; b) instituição do programa Ensina Brasil
nos estados e municípios; e c) mapeamento das redes políticas e o processo de fabricação e
governo do sujeito docente neoliberal. Conclui-se que o programa Ensina Brasil se constitui
em uma rede política para fabricar docentes, sendo efeito e instrumento de políticas
educacionais neoliberais. Surge para catalisar e fazer avançar as reformas educacionais
neoliberais no país e aprofundar a privatização na e da educação. Observa-se que o programa
cumpre três funções centrais: fornece profissionais para as organizações financiadoras e
parceiras, sobretudo não estatais; dissemina uma subjetividade docente neoliberal por meio do
“poder do exemplo”; e cria oportunidades de negócios. A operação do Ensina Brasil se
aproxima de uma empresa, fabricando o “professor-líder” por meio da hibridização de
discursos e práticas profissionais. Essa hibridização, juntamente com a flexibilidade e a
superficialidade que caracterizam o desenvolvimento desse “novo profissional”, leva a
denominá-lo como um profissional híbrido-genérico, com identidade móvel, atuação em rede
e por projetos. O programa Ensina Brasil não se limita a um modelo alternativo de formação
de professores, embora também o seja. E, nessa medida, cumpre a tarefa de “desestabilizar” a
histórica tradição política e cultural de formação de professores no Brasil, por meio da
circulação de um modelo que radicaliza o esvaziamento da sua dimensão teórico-crítica e a
desloca para fora do âmbito das instituições de ensino superior.

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