FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE SOCIOEDUCAÇÃO
Nome: MILENA REINDEL DUTRA
Data de publicação: 17/03/2025
Banca:
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Papel |
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ANTONIO HENRIQUE PINTO | Examinador Externo |
GEIDE ROSA COELHO | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada de professores em
contexto de socioeducação pela produção científica. Os pressupostos teóricos que
balizaram a elaboração desta produção estão ancorados nas teorizações de Pierre
Bourdieu (1989, 1992, 2004, 2013), com destaque para os conceitos de habitus,
trabalho pedagógico, poder simbólico, ciência e campo científico. A abordagem
utilizada foi qualitativa, com os procedimentos do estudo de revisão. Os resultados
indicam um quadro sintomático de desvalorização docente em contexto de
socioeducação, demarcado pela ausência ou incipiência de políticas estatais para a
formação continuada de professores que compreendam as especificidades da
docência nas medidas socioeducativas, pela intervenção dos procedimentos de
segurança na prática educativa, pela inadequação arquitetônica e pela falta de
recursos, instrumentos e materiais pedagógicos para a prática profissional. Não
obstante, também assinalam a não passividade dos professores e pesquisadores, que
buscam autonomamente formação profissional e a realização de espaços de
formação à revelia do descaso estatal. As conclusões remontam a urgência de
realização de concursos públicos para professores que atuam em contexto
socioeducativo, estabelecimento de políticas coesas que se voltem para a
escolarização dos socioeducandos, para a formação continuada de seus professores
e para o acompanhamento de egressos com vistas à efetivação da reinserção social
e garantia de direitos constitucionais.