AVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DE ESTUDANTES NO ESPÍRITO SANTO/BRASIL E NO CHILE: ENTRE TEORIAS, POLÍTICAS E MÉTRICAS
GLOBAIS

Nome: KEZIA ALVES MOREIRA DUTRA

Data de publicação: 20/03/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL EDUARDO RIOS MUÑOZ Examinador Externo
MIRIA LUCIA LUIZ Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação objetiva compreender de que maneira a Autoavaliação Socioemocional
(Espírito Santo) e o Diagnóstico Integral de Aprendizajes (Chile) têm se apropriado das
avaliações por competências socioemocionais na configuração das políticas educativas. O
marco teórico-epistemológico fundamenta-se na concepção das avaliações educacionais
realizadas em larga escala como instrumentos de políticas educacionais, nos preceitos da
análise crítico-documental e do paradigma indiciário. Metodologicamente, a pesquisa
apresenta-se de maneira qualitativa, de natureza exploratória e com característica
plurimetodológica, pois o objeto foi analisado e discutido por meio de diferentes abordagens
metodológicas. O Capítulo I apresenta a contextualização da trajetória de definição do objeto
e do percurso acadêmico. No Capítulo II, foi realizado um estudo de mapeamento da
produção acadêmica, do tipo revisão integrativa, no qual analisamos 46 artigos, oriundos de
28 países e com diferentes áreas. Percebemos que estudos que se propõem a compreender as
competências socioemocionais em contextos distintos são escassos no eixo educacional, em
específico, da avaliação educacional realizada em larga escala. O Capítulo III, analisa, por
meio de uma pesquisa documental, como as competências socioemocionais estão inseridas
(ou não) nos documentos normativos educacionais do Estado do Espírito Santo/Brasil e do
Chile e quais são as bases de fundamentos gerais dessas políticas. Com os indícios captados,
percebemos uma internacionalização voltada à promoção das competências socioemocionais.
Ressaltamos a influência de ONG‘s, institutos e fundações para a implementação das
competências socioemocionais enquanto políticas nas avaliações em larga escala e, com isso,
uma perspectiva de privatização da educação. No Capítulo IV, com a crítica-documental,
investigamos como a Autoavaliação Socioemocional/Espírito Santo-Brasil e o DIA/Chile
materializam a avaliação das competências socioemocionais e qual o possível reflexo do Pisa
na orientação desses instrumentos de políticas. Entendemos, assim, a possível influência entre
as políticas globais e internacionais das avaliações educacionais realizadas em larga escala,
especificamente o Pisa, na prescrição das competências socioemocionais em outras
avaliações. Por fim, o trabalho nos faz refletir quanto à inserção da avaliação das
competências socioemocionais diante das novas agendas globais que visam a regulação
emocional dos estudantes, sobretudo em relação ao boom emocional pós-pandemia.

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