TECNOLOGIAS DIGITAIS NO USO-ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA MATRIZ DE AVALIAÇÃO TRIDIMENSIONAL
Nome: ROBERTA GOMES LEAO
Data de publicação: 17/12/2024
Banca:
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Papel |
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FELIPE FURTADO GUIMARAES | Examinador Interno |
GABRIEL BRITO AMORIM | Examinador Externo |
JULIANA CRISTINA SALVADORI | Examinador Externo |
WAGNER DOS SANTOS | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa contribui com a elaboração de uma matriz de avaliação das Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDICs) para o uso-ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais (LA). As
teorias de Vygotsky (1991), com o conceito de mediação social; de Freire (2011), com a educação dialógica
e emancipadora; de Krashen (1981), com a teoria da aquisição de LA; de Ellis (1994), com o foco na
interação e feedback; e de Feuerstein (1997), com a Modificabilidade Cognitiva Estrutural, fornecem a base
para a construção da matriz de avaliação integrando aspectos cognitivos, sociais e culturais no uso de TDICs
para o uso-ensino-aprendizagem de LA. Este estudo problematiza como as TDICs podem ser integradas ao
ensino-aprendizagem de LA considerando uma abordagem tridimensional. A pesquisa problematiza
abordagens tradicionais, que tratam as TDICs de forma isolada ou linear, e propõe compreender sua
integração a partir de uma perspectiva que engloba aspectos pedagógicos, linguísticos e ergonômicos. A
metodologia adotada para a construção da matriz é a de desenvolvimento de Van der Maren (1996), que
permite uma abordagem sistemática e estruturada para a criação de recursos pedagógicos. A matriz foi
concebida considerando a teoria que a embasa nessas três dimensões (pedagógica, linguística e ergonômica)
e nos eixos cognitivo, social e cultural e foi pilotada durante uma intervenção pedagógica realizada na
disciplina de Estágio Supervisionado de Letras Inglês de uma universidade federal do Sudeste. A
pilotagem/calibragem da matriz levou em consideração aspectos como a interatividade das ferramentas
digitais, o engajamento dos alunos e o impacto no uso-ensino-aprendizagem de LA. Os resultados da análise
da matriz tridimensional, sugerem que com o avanço tecnológico e o surgimento de ferramentas mais
complexas, como a inteligência artificial, o modelo proposto deve ser expandido para uma abordagem
multidimensional que permita a inclusão de novos critérios, como a personalização do ensino, a análise de
grandes volumes de dados e o potencial de automação, aspectos que se tornam cada vez mais relevantes no
contexto educacional contemporâneo. A pesquisa propõe repensar as abordagens tradicionais, adotando
perspectivas mais amplas e não lineares, que compreendam o papel dessas tecnologias na construção de
práticas pedagógicas alinhadas às demandas contemporâneas. A análise teórica e metodológica apoia-se
em uma abordagem multidimensional que considera as implicações disruptivas das TDICs na educação.
Contudo entendemos que a pesquisa representa um passo relevante ao construir uma matriz de avaliação
de TDICs para uso-ensino-aprendizagem de LA, propondo uma base teórica e metodológica robusta e ao
mesmo tempo flexível que permita a futura adaptação para uma matriz multidimensional.