PERCEPÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUA CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Nome: WESLEY DE SOUZA NASCIMENTO
Data de publicação: 08/04/2025
Banca:
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Papel |
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CARLINE SANTOS BORGES | Examinador Externo |
ROGERIO DRAGO | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa intitulada “Percepção de professores/as de Educação Física sobre sua
constituição profissional no contexto da inclusão escolar”, teve como campo empírico a rede
municipal de ensino do município de Serra-ES. O estudo buscou analisar as percepções de
professores/as de Educação Física sobre sua constituição profissional, considerando as
figurações vividas nas trajetórias de formação e atuação docente com estudantes público da
Educação Especial. A perspectiva metodológica adotada fundamenta-se em Norbert Elias
(1990, 1994, 1998, 2001, 2006, 2014) e sua Sociologia Figuracional, que aborda a
indissociabilidade entre indivíduo e sociedade, permitindo compreender as influências das
relações humanas na constituição da identidade docente e de suas práticas pedagógicas. Além
disso, incorpora contribuições de Antônio Nóvoa (1992, 1995, 2000, 2002, 2019) sobre a
gênese da profissão docente, bem como de outros autores. Trata-se de uma pesquisa de
natureza qualitativa, com caráter descritivo-explicativo. O corpus de análise foi constituído
por meio da aplicação de um questionário a 58 professores/as de Educação Física do
município de Serra-ES e da realização de entrevistas narrativas com 05 docentes da mesma
rede de ensino. Os dados obtidos indicam a importância das vivências anteriores à formação
inicial, bem como das experiências pessoais e profissionais, marcadas pelas inter-relações
entre os indivíduos, para a construção da identidade docente e o desenvolvimento de práticas
pedagógicas, especialmente as inclusivas. Nesse sentido, destaca-se também o papel
complementar das atividades de pesquisa e extensão e dos estágios em escolas de Educação
Básica. Ademais, os resultados do estudo reforçam a necessidade de uma formação inicial e
continuada que prepare os/as professores/as para lidar com a diversidade de estudantes, sobretudo os que compõem o público da Educação Especial, presentes nas salas de aula de escolas comuns. Essa formação deve abranger a promoção da inclusão e a adaptação de atividades de Educação Física para atender às necessidades desses indivíduos.