A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA LEIGA ENTRE AS REFORMAS DO ENSINO CAPIXABA (1892-1930)

Nome: BRENDA AMORIM AMARO

Data de publicação: 18/06/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELDA ALVARENGA Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMOES Examinador Interno
ROSIANNY CAMPOS BERTO Presidente

Resumo: O estudo focaliza a constituição da “docência leiga” na Instrução Pública do estado do Espírito Santo, no período compreendido entre 1892 e 1930, no contexto das políticas educacionais republicanas que marcaram o período, espelhadas nas reformas educacionais instituídas em 1892 (Moniz Freire), entre 1908 e 1909 (Gomes Cardim) e entre 1928 e 1930 (Attílio Vivacqua). Questiona, nesse sentido: Qual a configuração assumida por essa categoria docente em cada uma dessas reformas? Quem eram as docentes leigas? Que permanências e descontinuidades caracterizaram o exercício dessa docência? Para responder a essas e outras perguntas, as fontes analisadas compreendem: mensagens de governo; relatórios de governo; relatórios de inspeção escolar do ensino primário, além de resoluções, leis e decretos. Essa documentação é analisada na interlocução teórica e metodológica com as proposições dos historiadores Marc Bloch (2001) e Carlo Ginzburg (2007, 2012), na medida em que ampliam a ideia de fonte, apontando a necessidade de uma leitura indiciária e contrária às intenções daqueles que produziram tais documentos. Apresenta como resultado uma aproximação com os desdobramentos históricos que contribuíram para a constituição da docência leiga, ora intitulados como professores de concurso, professores provisórios, professores substitutos e/ou professores rurais, de acordo com a configuração de cada contexto e reforma do ensino implementada, referindo-se aos docentes sem formação específica para o cargo, com o intuito de contribuir para a expansão do ensino capixaba, erradicar o analfabetismo e suprir a carência de normalistas de modo temporário. Viabiliza a ampliação de estudos investigativos acerca da
História da Educação no Espírito Santo, à medida que tece os fios e os rastros sobre a constituição da docência leiga no âmbito educacional capixaba.

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