EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ANÁLISE DO SISTEMA COMBINADO A PARTIR DOS ESTUDOS PUBLICADOS NA REVISTA AMERICAN ANNALS OF DEAF (1880 -1900)
Nome: MÁRCIO ANDRADE BORGES
Data de publicação: 15/08/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| FERNANDA DOS SANTOS NOGUEIRA | Examinador Externo |
| KEILA CARDOSO TEIXEIRA | Examinador Interno |
| LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA MACHADO | Presidente |
Resumo: A educação de pessoas surdas, principalmente no século XIX, se encontra no centro de disputas metodológicas, marcadas por tensões entre métodos que valorizam a articulação oral e métodos que usam os sinais combinados ou não com a articulação.
Um desses modelos, o sistema combinado defendido por Edward Miner Gallaudet (1837-1917) e outros personagens históricos, foi silenciado no Congresso de Milão de 1880, que declarou o método oral puro como o único aceitável para a instrução de
surdos. Esta dissertação investiga a permanência e a relevância do sistema combinado nas publicações da revista American Annals of Deaf, entre 1880 e 1900, com base em uma análise documental de textos encontrados em 35 artigos. A pesquisa adota os pressupostos foucaultianos ao olhar a história, tratando os documentos como monumentos. Os resultados evidenciam uma intensa produção científica em defesa da diversidade metodológica, com críticas à exclusão da língua de sinais e à imposição do método oral puro. A análise evidencia que o sistema combinado não apenas resistiu ao silenciamento institucional, mas também se consolidou como alternativa pedagógica sensível às necessidades da comunidade surda. O estudo contribui para uma revisita crítica das narrativas hegemônicas sobre a educação de surdos e para a valorização de outros métodos no campo educacional dos sujeitos surdos.
