Ruínas de saberes e lugares conhecidos: educação e narrativas de (re)existência Tupinikim nas lutas por territorialidade(2004-2005)
Nome: ARLETE MARIA PINHEIRO SCHUBERT
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/06/2011
Orientador:
Nome | Papel |
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ERINEU FOERSTE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CARLOS RODRIGUES BRANDÃO | Examinador Externo |
ERINEU FOERSTE | Orientador |
PAULO CÉSAR SCARIM | Examinador Externo |
REGINA HELENA SILVA SIMÕES | Examinador Interno |
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo identificar e analisar práticas educativas nos conflitos territoriais indígenas Tupinikim no município de Aracruz-ES, especialmente entre os anos de 2004 a 2007. Considerado locus de (re)elaboração das tradições, memória e experiência indígena, o estudo procura mostrar, a partir da observação participante, como esses conflitos se tornaram acontecimento educativo, no sentido de provocar alterações, explicitar alteridades e transmitir às gerações as tradições e os princípios indígenas. A pesquisa identifica, nos registros dos viajantes e cronistas, desde os tempos da colonização das Terras de Santa Cruz, personagens e episódios que mostram o descompasso existente entre a narrativa do progresso e a narrativa do tempo feliz. A partir da filosofia da história em Benjamin especialmente de suas reflexões sobre experiência, memória e narrativa e da inserção desta pesquisadora nas lutas territoriais indígenas, compreendida como experiência etnográfica, procura destacar e explicitar os processos educativos presentes nessas lutas por territorialidade.