Docência coletiva: saberes e fazeres na Educação a Distância.

Nome: ISAURA ALCINA MARTINS NOBRE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 06/09/2013

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Examinador Externo
DAVIDSON CURY Examinador Externo
HIRAN PINEL Examinador Interno
JUSSARA MARTINS ALBERNAZ Orientador
ROSANE ARAGÓN DE NEVADO Examinador Externo

Resumo: Este trabalho se organizou a partir de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem sóciohistórica que se fundamenta, principalmente, na teoria da construção social do conhecimento de Vygotsky, na dialogicidade e autonomia de Freire e na formação de professores, como prática reflexiva de Nóvoa e Alarcão. Trata-se de um estudo de caso referente ao curso de Pós-graduação em Informática na Educação (PIE) ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Busca analisar a docência coletiva na modalidade a distância, com base nas percepções dos professores conteudistas e/ou formadores a partir da sua prática na EaD. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário, observação da atuação dos professores, entrevistas individuais, documentos do curso e reflexões a partir dos registros nas salas virtuais. Os dados foram analisados a partir de três categorias: Docência Coletiva na EaD; EaD e o Uso de Tecnologias na Educação; Planejamento e Características do Processo de Ensino- aprendizagem na EaD. Os resultados apontam que o fato do docente coletivo ser constituído por vários professores com percepções diferentes sobre processo de ensinoaprendizagem pode ser considerado positivo, pois o processo pode ser compartilhado e enriquecido a partir dos vários olhares, embora, provoque desafios de natureza interativa. Quanto ao planejamento realizado na PIE os resultados apontam que tem sido possível vivenciar momentos interdisciplinares entre as disciplinas, principalmente as concomitantes, possibilitando aos alunos a percepção da interligação de saberes e a diminuição de redundâncias entre os conteúdos. O estudo aponta para a necessidade de pensar a formação de professores para a EaD enquanto prática reflexiva que perpasse a busca de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos.

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