Fabulando o currículo: a curiosa metamorfose de Francis Tracart.
Nome: FABIANO DE OLIVEIRA MORAES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 12/09/2014
Banca:
Nome | Papel |
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ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE AMORIM | Examinador Externo |
CARLOS EDUARDO FERRAÇO | Orientador |
EDUARDO SIMONINI LOPES | Examinador Externo |
JANETE MAGALHÃES CARVALHO | Examinador Interno |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Examinador Interno |
Resumo: Tem por proposta subversar a escrita linear acadêmica ao (re)fazê-la,
vislumbrando as potências e transgressões da literatura menor em seus
agenciamentos coletivos, políticos, em seus gaguejos e balbucios, em suas
possibilidades de subversão. Fabular a escrita acadêmica e o currículo como
ato político e coletivo, como reinvenção da própria língua. Trata da
metamorfose de Francis Tracart em sua busca por traçar conceitos,
conversações, percepções e afecções. A metodologia se dá por intermédio da
pesquisa com os cotidianos e com a cartografia, buscando atentar-se a vozes,
entrelinhas, efeitos, tensões, teórico-práticas e saberesfazeres dos sujeitos
praticantes dos cotidianos da escola em que se realiza a pesquisa em pé de
igualdade com os autores dos livros que permearam o processo de realização
do trabalho de pesquisa. Os sujeitos cotidianos, tais como bibliotecária,
professoras e alunos de 5º e 6º Ano, orientador, professores e alunos de Pós-
Graduação, que participaram do processo de pesquisa, bem como os autores
dos livros lidos, se fazem presentes nas vozes, nas falas, nos afectos e nas
conversações com leituras, literaturas, currículos, cotidianos, redes de
afecções, elementos éticos, estéticos e políticos, espaçostempos, com linhas
de fuga, linhas molares e linhas moleculares, com os presentes politemporais,
devires, conceitos, metamorfoses, com possíveis e improváveis leituras, fugas
e reinvenções do leitor.