A Utilização da Modelagem Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem de Tópicos de Física Através da Metodologia de Módulos Educacionais: uma Investigação no Ensino Médio
Nome: RAFAEL RODRIGUES DE OLIVEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/02/2015
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
LAÉRCIO FERRACIOLI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CARLOS EDUARDO FERRAÇO | Examinador Interno |
DENISE MEYRELLES DE JESUS | Examinador Interno |
IVES SOLANO ARAÚJO | Examinador Externo |
LAÉRCIO FERRACIOLI | Orientador |
MARIA AUXILIADORA VILELA PAIVA | Examinador Externo |
Resumo: O presente trabalho relata os resultados de uma pesquisa, realizada no ano de
2011 com estudantes do Ensino Médio, que investigou a aplicação de modelos,
simulações & visualizações computacionais na abordagem de conteúdos
específicos nas disciplinas de Matemática, História, Química e Física. As
aplicações ou módulos educacionais que foram realizadas nas três primeiras
disciplinas objetivaram o aprimoramento dos materiais e estratégias didáticas
enquanto que, as aplicações relacionadas aos conteúdos de Física, foco dessa
pesquisa, delinearam além de tal aprimoramento a investigação de
possibilidades, limitações, vantagens e desvantagens que tal abordagem tem em relação a esse conteúdo específico. Os resultados apresentados ao longo desse trabalho estabelecem que abordagens de tópicos específicos de Física através de atividades com modelagem computacional podem ser a princípio, realizadas em três perspectivas distintas, a saber: Quantitativa, Semiquantitativa e Qualitativa através do uso de modelos computacionais de representação Microscópica e/ou Macroscópica. Por fim, os resultados indicam ainda que os desempenhos dos estudantes apresentam uma porcentagem alta de acertos nas atividades com o uso desse aporte computacional e também, uma tendência de queda às vezes pequena e às vezes acentuada quando tais temáticas são realizadas em um formato tradicional e um momento posterior.