VOCÊ Quer Me Ouvir? Narrativas (auto) Biográficas de Professoras da Rede Municipal de Vitória/es Aposentadas Por Invalidez (décadas de 1980 a 2000)
Nome: KARLA VERUSKA AZEVEDO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/04/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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JUÇARA LUZIA LEITE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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MARIA REGINA LOPES GOMES | Examinador Externo |
TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI | Examinador Externo |
CARLOS EDUARDO FERRAÇO | Examinador Interno |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Examinador Interno |
JUÇARA LUZIA LEITE | Orientador |
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi produzir e investigar as narrativas das professoras das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal do ensino de Vitória/ES, aposentadas por invalidez no período que compreende as décadas de 1980, 1990 e 2000. A partir desse objetivo, procurei identificar como se deu a relação com o espaço escolar e a produção do trabalho por parte dessas professoras. Partiu da hipótese de que as narrativas das professoras oferecessem elementos que indicassem condições de analisar se e como os processos de saúdedoença, sujeiçãoprestígio, prazersofrimento, surgem nas narrativas, a partir das representações das práticas vividas e de suas experiências e como essas questões as afetam enquanto sujeitos e protagonistas dessa história. Buscou compreender como avaliam sua atividade docente diante dos diferentes momentos históricos e a relação que estabelecem com os modelos de gestão da educação desenvolvidos pelo município nos períodos propostos. Contou com as contribuições de Abrahão, Catani, Josso, Pineau para dialogar e fundamentar a opção do estudo (auto)biográfico. As narrativas das professoras apontam questões para reflexão aos profissionais da educação em todos os níveis de atuação, assim como à Administração, considerando que trazem elementos da formação inicial, da história e da política da educação do município de Vitória/ES, das suas práticas pedagógicas e dos processos de relação no ambiente escolar que impactam no processo de trabalho.