DELINEAMENTO de Ações Educativas para o Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos
Nome: GIOVANI ZANETTI NETO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 08/06/2016
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
LAÉRCIO FERRACIOLI | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
DENISE MEYRELLES DE JESUS | Examinador Interno |
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
LAÉRCIO FERRACIOLI | Orientador |
MARÍLIA PAIXÃO LINHARES | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho tanto apresenta um panorama da Educação de Jovens e Adultos e do ensino de
Ciências/Física quanto investiga possibilidades para o delineamento de ações educativas no
ensino de Física apropriadas a essa modalidade. A investigação apoiou-se na experiência
empírica de ações educativas realizadas em campo como instrumento de análise. Teoricamente
se referenciou à abordagem sociocultural e interacionista da educação pautadas em Freire e
Vygotsky, tendo explorado a Alfabetização Científica como possibilidade de organização do
ensino. O universo da pesquisa envolveu discentes e docentes do curso Proeja de um Instituto
Federal, e a pesquisa-intervenção com viés colaborativo constituiu a orientação metodológica.
Nesse sentido, a observação e a observação participante foram os principais instrumentos de
coleta de dados. Procedeu-se às ações educativas em campo, organizadas em quatro etapas:
monitoria; preparação da mediação; realização da mediação; entrevistas. Os resultados
confirmaram a opção de basear as atividades no diálogo e na mediação, priorizando a palavra e
a escuta sensível. As principais diretivas apontadas pela pesquisa foram as seguintes:
transferência do foco do conteúdo para o estudante, orientando-se pelo viés sociocultural; a
demanda por instrumentos de mediação que efetivamente dialoguem com os sujeitos da
modalidade; a potencialidade de práticas experimentais e material didático; a assunção de uma
abordagem conceitual para o ensino de Ciências/Física; a necessidade de reestruturar os
sistemas de avaliação; a relação do planejamento dos processos educativos com o tempo próprio
dos sujeitos da modalidade. O desenvolvimento e os resultados da pesquisa fornecem
fundamentação teórico-prática para a produção de material didático e atividades práticas, para
o delineamento de ações educativas e para processos de formação docente.