Educação e Linguagens: aprofundamentos
Código: PPGE2522
Curso: Doutorado em Educação
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa: Estudos avançados em Educação e Linguagens (verbal, visual e audiovisual). Linguagens (verbal, visual e audiovisual) e suas relações com aspectos artísticos, filosóficos, históricos, psicológicos. Processo formativo do sujeito, políticas de educação, diferenças e desigualdades sociais.
Bibliografia: Literária e cinematográfica:
1. CRUZ, Eliana Alves. Nada digo de ti que em ti não veja. Rio de Janeiro: Pallas, 2020.
2. DALVI, Maria Amélia. Poema algum basta. Vitória: Cousa, 2019 (poemas escolhidos, p. 19-57).
3. DALVI, Maria Amélia; CEI, Vitor. A mordaça: dramaturgia de um conflito. Travessias (Unioeste, Cascavel), v. 18, n. 1, p. e32148, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i1.32148. Disponível em: https://erevista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/32148.Acesso em: 22 jul. 2025.
4. DRUMMOND, Carlos Drummond de. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 2022.
5. KAFKA, Franz. A metamorfose. Trad. Marcelo Backes. São Paulo: Mediafashion, 2016.
6. SORRY, we missed you [Você não estava aqui]. Direção: Ken Loach. Produção: Rebecca O'Brien et. al. Londres: Cineplex Inc., 2019. IMDb 7.6, 1h41 min, son. color. Legendado. Inglês, legendas em português. (Ficção / Drama) [Mubi].
Teórica:
UNIDADE I
1. ARAUJO, Débora Cristina de; PENHA, Jakslaine Silva da (Org.). LitERêtura: reflexões teórico-metodológicas sobre literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira. Vitória: LitERÊtura, 2022 (textos escolhidos). Disponível em: https://l1nq.com/O0tuY. Acesso em 16 jul. 2025.
2. FICHTER, Bernd; FOERSTE, Erineu; SCHÜTZ-FOERSTE, Gerda; LIMA, Marcelo (Org.). Cultura, dialética e hegemonia: pesquisas em educação. Vitória: Edufes, 2013 (textos escolhidos). Disponível em: https://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/82ff0a2f-c1b0-41c.... Acesso em 16 jul. 2025.
3. FINARDI, Kyria R. (Org.). A pesquisa em educação e linguagens: perspectivas em diálogo. Campinas: Pontes, 2018 (textos escolhidos).
4. SCHWARTZ, Cleonara Maria; DALVI, Maria Amélia (Org.). Tópicos em Educação e Linguagens. Campos de Goytacazes: Encontrografia, 2024 (textos escolhidos). Disponível em: https://encontrografia.com/wpcontent/uploads/2025/04/ebook_Topicos-em-Educacao-e-Linguagens.pdf. Acesso em 16 jul. 2025.
5. DALVI, Maria Amélia; SCHWARTZ, Cleonara Maria; PINHEIRO, Marta Passos (Org.). Livros, leitura & literatura: reflexões de escritores, leitores, pesquisadores e professores. Vitória: Edufes, 2024 (textos escolhidos). Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/12248. Acesso em 22 jul. 2025.
UNIDADE II
1. BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza; A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica; Sobre o conceito de história. In: _______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas, vol. 1). Trad. SergioPaulo Rouanet. Prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 114-119; 165-196; 222-232.
2. CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Trad. Claudio Willer; Ilust. Marcelo D’Salete. São Paulo: Veneta, 2020.
3. JECUPÉ, Kaká Werá. A invenção do tempo. In: _______. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. Ilust. Taísa Borges. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2020. p. 49-71.
4. MATILDES, Gleyston M. S.; ARAUJO, Debora C.; ARAUJO, Eduardo da S. Educação das Relações Étnico-Raciais: um breve levantamento sobre sua implementação no ensino superior brasileiro. Revista Pró-Discente: Caderno de Produções Acadêmico-Científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES), v. 30, p. 61-81, 2023.
5. SCHLESENER, Anita Helena. Tempo de exceção e barbárie: o germinar das Teses sobre o conceito de história; Os tempos da História: Benjamin leitor de Marx e crítico do marxismo. In: _______. Os tempos da história: leituras de Walter Benjamin. Brasília: LiberLivro, 2011. p. 65-86; 87-104.
UNIDADE III
1. ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
2. CHAVES, Priscila Monteiro. Uma base para a semiformação socializada: a vulgarização da crítica como estratégia de produção do consenso. Educação em revista (Online). v. 37, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37382. Acesso em 28 jul. 2025.
3. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Contraponto, 2007.
4. FISHER, Mark. Realismo Capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
5. GRILLO, Victor Gagno; DALVI, Maria Amélia. A uberização do trabalho em Você não estava aqui, de Ken Loach: problematização da relação cinema e formação humana. Trabalho Necessário (UFF. Online), v. 21, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/56436. Acesso em 28 jul. 2025.
6. LOUREIRO, Robson. Bullying e trote universitário: considerações dialéticas sobre educação e civilização na barbárie. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wpcontent/uploads/2024/05/eBook_Bullying-trote.pdf. Acesso em 28 jul. 2028.
7. SALGUEIRO, Wilberth. A primazia do poema III. São Paulo: Pontes, 2024(textos escolhidos). Disponível em: https://l1nk.dev/ykLKB. Acesso em 28 jul. 2025.
UNIDADE IV
1. BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.
2. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, prefácio e notas: Paulo Bezerra. Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
3. CLIPES, Ester Salvador; CHAVES, Priscila Monteiro. A alfabetização em cursos de pedagogia e a formação de professores para o capital. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 16, p. 47-67, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61668. Acesso em 28 jul. 2025.
4. COSTA, Dania Monteiro Vieira; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Concepção de ensino-aprendizagem da leitura do programa Tempo de Aprender: proposta inovadora ou velho modelo travestido de novo? Teias (Rio de Janeiro), v. 25, p. 1-13, 2024.Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/80324. Acesso em 28 jul. 2025.
5. GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; COSTA, Dania Monteiro Vieira; PEROVANO, Nayara Santos. Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pró-posições (Unicamp. Online), v. 31, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0110. Acesso em 28 jul. 2025.
6. LIMA, Guilherme Luís Formigheri Fuá de; RIBEIRO, Sara Gabrielle Fonseca; CHAVES, Priscila Monteiro. A sobralização do Brasil começa pelo sistema de escrita: a alfabetização gerenciada pelos setores privados no município de Vila Velha/ES. Educação e Políticas em Debate, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/yfOVW. Acesso em 28 jul. 2025.
7. SOBRAL, Adail. Estética da criação verbal. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009. p. 167-187.
