A força das imagens-cinema como movimentos aberrantes nos currículos
Resumo: Trata o estudo de uma pesquisa que busca cartografar a potência das imagens-cinema como disparadora das redes de conversas que movimentam o pensamento, os processos inventivos curriculares e a constituição da coletividade nas/das escolas. Problematiza: como as imagens (cinematográficas, fotográficas, literárias, musical, dentre outras) contribuem para movimentar o pensamento nômade que faz deslizar a complexidade, a pluralidade, a diferença nos processos inventivos da escola? O que podem as imagens? As imagens proliferam conexões e a potência de ação coletiva? Provocam movimentos de invenções curriculares? Agenciam novos modos de pensar os processos de aprendizagem e de ensino e novos sentidos para as escolas? Objetiva acompanhar de que modo as imagens que circulam nas escolas agenciam as dimensões ético-estético-políticas dos movimentos de invenções curriculares e dos processos de aprender e de ensinar. Assume como aporte metodológico, as redes de conversas com os praticantes do cotidiano escolar que expandem as redes de linguagens, de conhecimentos e de afetos, permitindo que o desejo coletivo rompa com as territorialidades que o cercam, abrindo espaço para os devires, para a potência nômade. Aposta que as imagensnarrativas possibilitam que crianças, jovens e professores movimentem o pensamento e expressem seus sentimentos, emoções, sensações e experiências que potencializam as suas invenções curriculares, bem como provocam a problematização de ações que engessam os praticantes dos cotidianos escolares, conferindo novos sentidos aos processos educacionais em seus movimentos de criação coletiva.
Data de início: 01/09/2018
Prazo (meses): 96
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | NATHAN MORETTO GUZZO FERNANDES |
Aluno Mestrado | ANDREA DOS SANTOS GABRIEL |
Aluno Mestrado | VIVIANE DE MORAES GARCIA VARGAS |
Aluno Mestrado | ANA CLÁUDIA SANTIAGO ZOUAIN |
Aluno Mestrado | HOCIENE NOBRE PEREIRA WERNECK |