POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES (2003-2023)

Resumo: O projeto objetiva analisar em que medida as políticas de formação de professores alfabetizadores adotadas pelo Ministério da Educação (MEC), no período de 2003 a 2023, influenciaram as práticas educativas das professoras alfabetizadoras no município de Vitória/ES. Os estudos que discutem essa temática (Silva, 2015; Silva, 2016; Machado, 2016; Ramos, 2019; Bento, 2023) indicaram entre muitos outros aspectos que, a partir da década de 1990, vêm sendo desenvolvidas políticas em respostas aos resultados da avaliação externa da aprendizagem dos estudantes (Pisa, Provinha Brasil e Ana), com ênfase na formação docente como possível solução para melhoria dos níveis de desempenho das crianças. Não foram localizados, até o momento da elaboração do projeto, estudos que tratassem do impacto desses programas de formação para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Sendo assim, o levantamento de estudos sobre a temática indicou a necessidade de estudos que tratem da relação entre as políticas de formação de professores alfabetizadores e repercussão desses programas para as práticas docentes relacionada ao ensino da leitura e da escrita. Portanto, a pesquisa pretende contribuir para a área, principalmente no que diz respeito a avaliação das políticas de formação continuada de professores alfabetizadores. O estudo tomará como referencial teórico, a concepção de política de Fiorin (2009), de sujeito de Bakhtin (2006), Freitas (2002) e Gatti (2008) para discutir a formação do sujeito professor e de alfabetização em uma perspectiva crítica e emancipadora (GONTIJO, 2019). Sobre a abordagem metodológica, será desenvolvido um estudo de caso a partir da abordagem qualitativa com enfoque sócio-histórico por meio das seguintes instrumentos de pesquisa: a) levantamento de estudos sobre os programas de formação continuada de professores alfabetizadores propostos pelo MEC (2003-2023); b) observação participante em salas de aula de alfabetização (em três escolas da rede municipal de Vitória/ES); c) rodas de conversas e entrevistas com as professoras alfabetizadoras dessas escolas; d) transcrições das aulas e dos diálogos realizados nas rodas de conversas e e) organização dos dados e produção do texto analítico para publicação em formato de livro e periódicos da área de Educação.

Data de início: 01/01/2024
Prazo (meses): 48

Participantes:

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Coordenador DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA
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