GEOGRAFIA DA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Resumo: Essa pesquisa abordará aspectos de mobilidade, acessibilidade, práticas e vivências
espaciais na Educação Especial, utilizando ferramentas geográficas como
cartografia tátil, acessibilidade, geotecnologias e análises espaciais e
socioeconômicas. A inclusão da perspectiva interseccional também será
considerada, reconhecendo como fatores de gênero, raça e classe social podem
agravar as desigualdades enfrentadas por essa população. O problema central
desta investigação é a identificação das barreiras que limitam o acesso das pessoas
com deficiência aos direitos fundamentais, dentre eles educação, saúde e
mobilidade. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, bibliográfica,
exploratória e documental, fundamentando-se nos estudos de Milton Santos
(1997/1988) e na filosofia da práxis de Antonio Gramsci (2001). Desde o início, a
pesquisa será acessível, contando com a participação de cinco pesquisadores com
deficiência, que trarão perspectivas únicas e experiências vividas ao projeto. Dentre
os resultados esperados, a plausibilidade dessa investigação é sustentada por
dados que indicam a existência de barreiras significativas no acesso à educação e
na inclusão social dessa população. Além disso, essa pesquisa tem potencial de
fazer parcerias com outras universidades e instituições federais envolvidas em
diversas regiões do país. Com isso, espera-se produzir dados concretos que
subsidiem políticas públicas com perspectiva inclusiva e promovam mudanças na
forma de olhar e conviver com a pessoa com deficiência na garantia dos direitos
humanos e na luta política por uma sociedade anticapacitista desse público.

Data de início: 13/05/2025
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado MATHEUS ZATTA FORATINI
Aluno Mestrado GEORGIA BULIAN SOUZA ALMEIDA
Aluno Mestrado ROSEANE PERIN
Aluno Mestrado PATRICIA TEIXEIRA MOSCHEN LIEVORE
Aluno Mestrado FLORA ANTONIA SOARES RIBEIRO

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