Perspectivas e práticas de pesquisa-ação em contextos internacionais: o grupo de estudo-reflexão como possibilidade

Resumo: Trata-se de um estudo que tem por objetivo central avançar com o conhecimento sobre os pressupostos da pesquisa-ação por meio do desenvolvimento de grupos de estudo-reflexão tendo como foco a educação inclusiva e a formação de profissionais da educação em Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Focaliza a parceria entre Instituições do Ensino Superior e Instituições do Ensino Básico. Como objetivos específicos: a) compreender de que modo os contextos influenciam a adoção, perspectivas e tendências da pesquisa-ação nos países investigados; b) promover a compreensão acerca dos pressupostos da pesquisa-ação por meio do desenvolvimento de grupos de estudo-reflexão com professores e alunos das Instituições de Ensino Superior; c) problematizar com professores e alunos das quais as demandas emergem do contexto educacional vivido no âmbito da educação inclusiva e formação de professores; d) colaborar na organização e desenvolvimento de processos de aprendizagem pela via da autorreflexão organizada por meio de grupos de estudo-reflexão com professores/alunos das IES e profissionais das escolas; e) colaborar na construção de projetos elaborados pelos profissionais das escolas; f) construir um quadro teórico sobre os grupos de estudo-reflexão em contexto internacional; g) contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo; h) disseminar o conhecimento científico a partir da cooperação em rede; e i) fomentar a internacionalização e a cooperação técnica-científica. Sustenta-se nos postulados de Jürgen Habermas acerca da teoria da ação comunicativa em diálogo com a literatura que versa sobre pesquisa-ação, formação docente e educação inclusiva. Em termos teórico-metodológicos, assume a pesquisa-ação colaborativo-crítica alicerçada na crítica-emancipatória e na colaboração entre pesquisadores e participantes. Está organizada em quatro etapas, a saber: a) compreensão da realidade e negociação das demandas a partir da análise documental/bibliográfica e da realização de espaços discursivos; b) realização de grupos de estudo-reflexão em múltiplos contextos (nacionais e internacionais) fomentando a parceria entre instituições do ensino superior e instituições de educação básica em todos os países pesquisados; c) a elaboração e realização de planos e/ou projetos; e d) a realização de visitas técnicas. Posteriormente, realizaremos a análise comunicativa de todo o processo por meio dos círculos argumentativos. Dentre os resultados previstos, espera-se contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental local ao fomentar a articulação entre Instituições de Ensino Superior e Redes de Ensino Públicas, estimulando a valorização do território, das práticas locais e das formas coletivas de produção de conhecimento, o que fortalece a identidade cultural e profissional dos atores envolvidos. Pretende-se a publicação de dossiê temático e artigos em periódicos nacionais e internacionais qualificados; publicação de livro com capítulos produzidos por pesquisadores dos cinco países envolvidos; teses, dissertações e relatórios técnicos e científicos. Prevê o desenvolvimento de estratégia metodológica inovadora para a produção de dados em pesquisa-ação (grupo de estudo-reflexão em múltiplos contextos). Almeja-se contribuir para a construção, a difusão e a socialização do conhecimento acerca da pesquisa-ação, dos grupos de estudo-reflexão, da educação inclusiva e da formação docente, tendo como premissa a construção de conhecimentos pela via do diálogo e da colaboração entre universidades e redes de ensino.

Data de início: 15/08/2025
Prazo (meses): 36

Participantes:

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Coordenador MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA
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