O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A INCLUSÃO ESCOLAR: ENTRE O ESCRITO E O EXECUTADO

Resumo: O contexto educacional deste final e início de século tem-se mostrado ambíguo, complexo e, por que não dizer, refletindo a globalização que é típica de uma sociedade que tem sua base econômica pautada no capitalismo e na superficialidade das/nas relações. Ou seja, temos observado que a escola hoje, apesar de se dizer democrática e abarcar todos os exemplos da macrossociedade – etnias, religiões, preferências sexuais, culturas – ainda se baseia num único tipo de aluno, vindo de uma classe social sem problemas, com uma família estruturada, em suma, um ser que não existe, ou se existiu ficou para traz há anos (séculos? milênios?). Assim, a escola tem experimentado um trabalho que tem tido na inclusão da diversidade de sujeitos o foco central de sua ação. E nesse processo tem ganhado importância substancial o Projeto Político Pedagógico como forma de garantia de execução da ação educativa democrática e participativa.

Data de início: 07/07/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador ROGÉRIO DRAGO
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